Professor da UFCG integra comitê científico de Congresso Internacional sobre Design

O professor Wellington Medeiros, vinculado à Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, do Centro de Ciências e Tencologia - CCT / UFCG, que faz doutorado em design, semiótica e interação na Universidade de Staffordshire, na Inglaterra, está participando como membro do comitê cientifico de um dos mais importantes congressos em design da Europa, o Congresso Internacional da Sociedade de Pesquisa em Design 2006 (2006 Design Research Society International Conference), que vai acontecer no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, em Lisboa, Portugal. Ele foi convidado pela Sociedade de Pesquisa em Design (DRS-Design Research Society) para participar do Comitê, que tem quatro representantes do Brasil, sendo dois da Universidade de São Paulo - USP, outro de uma Universidade do Rio de Janeiro e ele, representando a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Recentemente, o professor Wellington Medeiros participou de um Seminário sobre Interação, Design e Semiótica, que aconteceu na primeira quinzena de novembro último, em Newcastle-upon-Tyne, na Inglaterra. Este congresso foi organizado pela Sociedade de Pesquisa em Design (DRS-Design Research Society) que é uma das mais importantes instituições de pesquisadores em design de todo o mundo, pela Northumbria University, pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, da Holanda, e pela Phillips. Na ocasião, a Sociedade de Pesquisa em Design escolheu os três melhores trabalhos (papers) apresentados por estudantes de pós-graduação durante o Congresso, dentre esses, foi escolhido o paper do professor Wellington, pela relevância do tema e metodologia apresentados dentro de sua linha de pesquisa.

O professor da UFCG trabalha sua linha pesquisa do doutorado voltado para design, semiótica e interação, explorando novos paradigmas da interação de usuários com produtos e embalagens através de uma abordagem semiológica.

Ele explica que, como parte de meu doutorado, a Universidade de Staffordshire vem apoiando sua participação em cursos, congressos e workshops em alguns países, além da Inglaterra. No ano passado, ele fez um curso sobre análise semiotica do produto em Odense, na Dinamarca. Este ano, fez um workshop sobre design e interacao na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda. Recentemente,  participou do congresso da Academia Europeia de Design, em Bremem, na Alemanha.

Contatos com o professor pelo e-mail W.G.Medeiros@staffs.ac.uk.

Mais informações sobre o Comitê, onde consta nome do professor e a referencia à UFCG, no site do congresso: http://www.iade.pt/drs2006/10/wonderground/peoplescientific.html.

Data: 02/12/2005