topo_cabecalho
MEC descredencia 39 cursos de pós-graduação

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje o descredenciamento de 39 programas de pós-gradução que obtiveram conceito um ou dois numa escala que vai de zero a sete em uma avaliação realizada trienalmente. Foram analisados 2.257 cursos.

 

Os programas de pós-graduação englobam cursos de mestrado e de doutorado. Aqueles descredenciados pela Capes não podem mais receber matrículas. A avaliação é final e já levou em consideração os recursos possíveis.

 

Segundo o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos.

 

Dos 595 recursos enviados para revisão de conceito, 154 foram aceitos e tiveram as notas revistas. A avaliação é comparativa e leva em consideração quesitos como a publicação de artigos científicos escritos por alunos e professores, o requerimento de novas patentes e o impacto dos cursos sobre o setor produtivo.

 

Em 2007, a proporção de cursos descredenciados caiu em relação à última avaliação, feita em 2004. Os 39 programas não recomendados representam 1,7% do total. Em 2004, essa proporção foi de 2%, já que 36 programas, de um total de 1.819, obtiveram notas um e dois.

 

Caso as instituições de ensino superior que tiveram seus programas descredenciados queiram abrir outros cursos, devem enviar proposta à Capes até março de 2008.

 

A avaliação foi feita por 45 comissões de área e pelo Conselho Técnico Científico (CTC). Ao todo, 700 especialistas das 45 áreas de conhecimento participaram da análise.

 

A lista completa com o conceito dos programas e com a relação dos descredenciados está na página eletrônica da Capes (http://www.capes.gov.br/).

 

 

(Portal Terra, com informações do MEC)


Data: 21/12/2007