topo_cabecalho
Pós-graduação terá investimentos de R$ 17,4 milhões na compra de aparelhos

Foram contempladas 241 propostas de aquisição de aparelhos para todas as áreas do conhecimento

Um total de R$ 17,4 milhões será investido na compra de equipamentos de pequeno e médio portes para programas de pós-graduação em todo o Brasil. A aquisição atenderá os requisitos descritos no Edital Pró-Equipamentos, lançado em novembro pela Capes e pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC).

Foram contempladas 241 propostas de aquisição de aparelhos para todas as áreas do conhecimento.

As propostas foram encaminhadas à Capes pelos próprios pesquisadores das instituições de ensino superior. Acadêmicos de todo Brasil explicaram a necessidade de aparelhos e de computadores para a realização de pesquisas e projetos. A Capes deu prioridade à compra daqueles capazes de suprir a necessidade do maior número possível de programas e de instituições.

Aproximadamente 900 propostas foram encaminhadas à Capes. As 241 contempladas representam 27% da demanda das instituições de ensino. Os recursos para a aquisição já estão disponíveis e serão repassados diretamente aos pesquisadores responsáveis pelas propostas.

Os aparelhos solicitados pelos pesquisadores são diversificados e atendem demandas específicas. O laboratório de anatomia da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, receberá uma câmera fotográfica de alta resolução, capaz de capturar imagens microscópicas.

A lista completa dos contemplados pelo edital está na página http://www.capes.gov.br/editais/resultados/.

(Ana Guimarães, da Assessoria de Imprensa do MEC)


Data: 26/12/2007