topo_cabecalho
UFCG inicia I Encontro Unificado de Pesquisa, Ensino e Extensão

A UFCG iniciou hoje, segunda, 5, pela manhã, no campus de Campina Grande, o seu I Encontro Unificado de Ensino Pesquisa e Extensão e o I Encontro de Pós-graduação, com a participação de dirigentes da Instituição, professores, estudantes, servidores da administração, envolvidos em todos os programas e projetos da Instituição, além de palestrantes e convidados. A abertura foi no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, e as atividades estão distribuídas nos seguintes locais: Ginásio de Esportes, no auditório do Reenge e em salas do Bloco AB. Estão sendo oferecidos aos participantes, mini cursos, mesas redondas, exposição de painéis, apresentações dialogadas e programação artístico-cultural. Todos os integrantes da mesa tiveram um discurso voltado para a importância do evento, enquanto a conferência de abertura, feita pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Dr. Damião Feliciano, focou o tema Conhecimento e Inclusão Social. Os eventos serão encerrados nesta quarta-feira, dia 7.

Pela UFCG, estavam compondo a mesa o Vice-Reitor, José Edilson Amorim, representando o Reitor Thompson Mariz, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Michel François Fossy, o Coordenador de Pesquisa e do PIBIC da UFCG, Mário Mata, e o Pró-Reitor de Ensino, Vicemário Simões, enquanto o CNPq foi representado pela professora Rosa Ester. Também estava presente o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Dr. Damião Feliciano. Na abertura, o auditório do Centro de Extensão ficou praticamente lotado.

Que promove os eventos são as Pró-Reitorias de Ensino - PRE, de Pós-Graduação - PRPG, e de Pesquisa e Extensão - PROPEX, e com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários - PRAC.

Antes da palestra de abertura, três estudantes da UFCG receberam premiação por terem participado recentemente da ExpoCiência. Evento realizado nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Dois estudantes do campus de Campina Grande desenvolveram trabalhos sobre os temas Obtenção de aguardente a partir da algaroba e Como produzir graviola em pó, e um estudante de Patos, onde está localizado o curso de Medicina Veterinária, fez seu trabalho voltado para o tema A Raiva.

O Secretário Damião Feliciano foi apresentado ao público participante pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Michel François Fossy. Ao iniciar sua "conversa", o Secretário Damião Feliciano disse que o pensamento do Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, sobre as ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia, "é voltado para o desenvolvimento de atividades que beneficiem todo o Estado. O Governador quer oferecer o apoio para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na Paraíba, que beneficie os pesquisadores e toda sociedade paraibana. Temos firmado parcerias com Universidades do Estado, o que tem gerado bons frutos, e onde estivemos, a receptividade foi excelente".

A Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Maria Lucinete Fortunato, mencionou os objetivos do Encontro e disse que a UFCG está nesse momento "articulando processos de formação acadêmica com o processo de formação para a cidadania. Compreendemos que a inclusão social não se faz apenas buscando dar condições dignas de vida às pessoas, no que se refere à alimentação, à moradia ou ao trabalho. Ela também é feita pela socialização do conhecimento produzido e da produção de novos conhecimentos". Foi enfática ao dizer que "nesta perspectiva, a Universidade deve estar sempre próxima da produção de conhecimento para a inclusão social".

A representante do CNPq, professora Rosa Ester, cumprimentou os participantes e elogiou a iniciativa da UFCG em realizar os dois eventos, e lembrou que o CNPq tem aumentado o número de bolsas para as universidades brasileiras, sendo a UFCG uma das contempladas. Alertou para o compromisso que tem o professor orientador de alunos que desenvolvem pesquisas, "as quais devem ser orientadas durante 12 meses, o que vem melhorar a qualidade do ensino e prepara os profissionais para a academia e para o mercado de trabalho".

A programação inclui apresentações dialogadas, apresentação de painéis e mesas redondas, sendo a primeira delas neste primeiro dia, sobre o tema Ensino, conhecimento e inclusão social, com os professores Antonio Guedes Rangel, Pró-Reitor de Ensino da UEPB, Melânia Mendonza Rodrigues, do Centro de Humanidades, e Benedito Antônio Luciano, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, ambos da UFCG.

Além da exposição de trabalhos desenvolvidos por projetos e programas institucionais - PIBIC (Programa Institucional de Bolsa Iniciação Científica), PIBIAC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artístico-Cultural), PROBEX (Programa de Bolsa de Extensão), PROLICEN (Programa de Apoio à Licenciatura), MONITORIA, PET (Programa especial de Treinamento). Paralelamente, está acontecendo o I Encontro de Pós-Graduação da UFCG, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos neste nível de estudos, quando será feita avaliação dos programas em desenvolvimento, para a análise das possibilidades de expansão da universidade na pós-graduação e na pesquisa e, ainda, para o intercâmbio com professores e pesquisadores de outras instituições.

Programação

Amanhã, terça-feira, 6, acontecerão minicursos e a segunda mesa redonda, voltada para o tema: Extensão, conhecimento e inclusão social. À tarde, estão previstas apresentação dialogada e avaliação de painéis.

Na quarta-feira, 7, das 8h às 10h, o programa segue com os minicursos, a terceira mesa redonda, com foco para a Pesquisa, conhecimento e inclusão social. À tarde, os participantes terão apresentação dialogada e avaliação de painéis. O encerramento será com uma programação artístico-cultural.

Minicursos

RPG ? UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, ministrante: Isamarc Gonçalves Lobo. INTRODUÇÃO AO DESIGN DE INTERAÇÃO, ministrante: Pablo Marcel de Arruda Torres. DESENHO DE PERSONAGENS, ministrante: Adriano Marinho Martins. O TEATRO DE TENNESSEE WILLIAMS, ministrante: professora Ms. Daise Lílian Fonseca Dias. EDUCAÇÃO ERGONÔMICA: APLICANDO PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ministrante: Juscelino de Farias Maribondo. ESTILO TÉCNICO DE REDAÇÃO PARA RÁDIO E TV, ministrante: Verônica Oliveira. PRINCÍPIOS DA RANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO, ministrante: Adolfo Fernandes Herbster, Maí Correia Rabelo de Vasconcelos e Felipe Vigolvino Lopes. INFORMÁTICA BÁSICA, ministrante: Grupo PET-Computação. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INTERNET, ministrante: Grupo PET-Elétrica. PRINCÍPIOS DA TRANSMISSÃO DA ENERGIA, ministrante: João Batista Morais dos Santos, Daniel Victor Silva de Oliveira, Vanderley Maia Gomes e Vitor Vale do Nascimento. DECIFRANDO O ECONOMÊS, ministrantes: Bolsistas do grupo Pet-Economia: Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto, Amanda Maria de Jesus, Eliz Regina Clara Medeiros, Andréa Castelo Branco Brasileiro e Luíza Dantas de Souza Lima. ECONOMIA A SERVIÇO DO CIDADÃO COMUM, ministrantes: bolsistas do grupo PET-Economia: Carlos Augusto Couto Xavier, Maria Vitória Félix Santos, Jamilly Dias dos Santos, Pedro Jorge Aguiar Figueiredo Filho, João Carlos Martins Cordeiro, todos sob orientação da professora Drª Gelfa de Maria Costa Aguiar. ADMINISTRANDO AS ÁGUAS BRASILEIRA E PARAIBANA: ASPECTOS JURÍDICOS, SÓCIO-ECONÔMICOS, POLÍTICOS E AMBIENTAIS, ministrantes: Erivaldo Moreira Barbosa, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa e Rogaciano Cirilo Batista. A ARBITRAGEM NO DIREITO BRASILEIRO, ministrantes: Discente Eduardo Pordeus Silva e a professora Ângela Maria Rocha Gonçalves de Abrantes.


Data: 05/12/2005