Sete novos diretores de Centros da UFCG tomam posse na FIEP

Com o auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, em Campina Grande, praticamente lotado, o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, deu posse às 19h do sábado, 3, a sete diretores e seus respectivos vices, para um mandato de quatro anos - 2005 a 2009. Foram empossados os seguintes professores: Bráulio Maia Júnior e Ricardo Cabral de Vasconcelos, para diretor e vice, respectivamente, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT. No Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN , o diretor é João Batista Queiroz de Carvalho, e o vice Ademir Montes Ferreira, enquanto o Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI tem como diretor Wellington Santos Mota, e vice Camilo de Lelis Gondim Medeiros. Para conduzir o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, tomaram posse os professores Paulo de Freitas Monteiro e Ronaldo Romero Lira,  e finalmente, a direção e vice direção do Centro de Humanidades - CH, foram empossados os professores Lemuel Dourado Guerra Sobrinho e Rosilene Dias Montenegro. Todos os Centros citados estão localizados no campus de Campina Grande. Na cidade de Patos, Região do Sertão da Paraíba, onde está instalado o Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, tomaram posse os professores Paulo de Melo Bastos e Ana Cecília Rodrigues Ataíde, e para o Centro de Formação de Professores - CFP, que funciona na cidade de Cajazeiras, o Reitor deu posse aos professores Fábio de Freitas Pereira e Francisco Valdeberto de Lira. Os novos dirigentes do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS, do campus da UFCG em Sousa, professores Joaquim Cavalcante de Alencar e Misael Fernandes Neto, já foram empossados em abril deste ano. Já o campus que está sendo implantado na cidade de Cuité, Região do Curimataú da Paraíba, deverá ter seus dirigentes escolhidos no próximo ano.

Estavam presentes à mesa, além do Reitor, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Dr. Damião Feliciano, representando o Governador Cássio Rodrigues da Cunha Lima, o representante do Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, Dr. Evaldo Dantas da Nóbrega, Dr. Virgílio Brasileiro, já aposentado, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande, e João Silveira Cabral, da Cooperativa Creduni. Em espaço atrás da mesa principal, estavam sentados todos os Pró-Reitores e Secretários da Reitoria.

Após as falas de praxe, o Coral da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia cantou o Hino Nacional com a participação de todos os presentes à solenidade. A regência foi do maestro Lemuel Guerra, novo diretor do Centro de Humanidades.

O Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, fez um discurso ressaltando que as solenidade de posse "é sempre um dos momentos mais aguardados depois dos processos eleitorais", e isso "faze-nos lembrar que a democracia é um bem do qual não podemos abrir mão durante um só segundo que seja". Ele considerou a solenidade como um momento de congraçamento de todos os presentes, e demonstrou a satisfação de "poder ver a UFCG ingressar em nova fase, em que pesem todos os desafios e demandas". Thompson historiou para os presentes um pouco da construção da nova Universidade, que surgiu a partir do desmembramento da UFPB, frisou itens do Estatuto da Universidade, e disse que a Universidade não nasceu por acaso, pois a educação superior tem de participar do desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do país, "inclusive na perspectiva da superação das desigualdades regionais".

A saudação a todos os empossados foi um dos momentos que mais emocionou a platéia. Foram as palavras do professor Daniel Cordeiro de Morais Filho, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística, do CCT. Convidado pelo Reitor, Daniel chamou a atenção dos novos dirigentes, enfatizando a importância daquele momento de recepção dos novos dirigentes. Seu discurso foi sobre as ações acadêmicas de todos os empossados, e do exercício democrático vivenciado pelos três segmentos. "A Universidade, foi, é, e tem a obrigação de sempre ser um centro de embates, de novas idéias, de controvérsias intelectuais, de refutações de opiniões, até mesmo de críticas vorazes. Essa é a característica que a academia possui a movimentada: a inquietação. A academia deve ser o esteio das boas idéias, o conglomerado das cabeças pensantes".

O novo diretor do Centro de Formação de Professores - CFP, professor Fábio Freitas, fez a saudação aos seus colegas empossados, exaltando pontos sobre sabedoria, capacidade e a virtude, e sobre a importância do diálogo permanente entre todas as instâncias da Universidade.

Em nome do Governador do Estado, o Secretário Damião Feliciano demonstrou a satisfação e participar de tão importante solenidade da Universidade e chamou a atenção de todos os empossados para a responsabilidade dos cargos assumidos. Sobre as ações do Governo do Estado com a Universidade, disse que o Governador Cássio tem criado espaços, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, visando o desenvolvimento de ações que beneficiem toda a Paraíba.

Prestigiaram a solenidade outras autoridades acadêmicas e de vários segmentos da sociedade, além de convidados e familiares dos empossados.

Data: 05/12/2005