Municípios do Semi-Àrido recebem equipamentos de informática

Um grupo de 166 pequenos municípios do Semi-árido, área que abrange os estados da região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, vai receber em 2008 computadores e impressoras. A distribuição de equipamentos de informática integra as ações do Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-Árido (Proforti), que também faz capacitação de gestores municipais. Cada município receberá um computador e uma impressora.

O Proforti é desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com 15 universidades públicas federais e estaduais. O programa  atende municípios pequenos e pobres que precisam de assistência técnica para reverter os baixos índices de alfabetização de crianças e os altos índices de evasão escolar. Visa ainda contribuir para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Formação – No Proforti, a formação de gestores e técnicos das secretarias municipais de educação é feita por universidades públicas em parceria com a Undime. Em cada município são capacitadas equipes de 16 pessoas. A capacitação é de 78 horas, sendo 30 horas presenciais e 48 horas de treinamento no local de trabalho. Os técnicos das secretarias municipais de educação recebem treinamento em quatro categorias de gestão: organização, orçamentária, financeira e da informação. Junto com a capacitação, os gestores recebem treinamento em informática e os equipamentos.

Para participar do programa, além de ser pequeno e ficar no Semi-Árido, têm prioridade na seleção os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aqueles que estão mais próximos ao pólo de uma universidade pública. São parceiras do Proforti as universidades federais de Alagoas (Ufal), da Bahia (UFBA), do Ceará (UFCE), do Espírito Santo (Ufes), do Maranhão (UFMA), de Minas Gerias (UFMG), da Paraíba (UFPB), de Campina Grande (UFCG), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Piauí (UFPI), de Sergipe (UFSE); e as universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Pernambuco (UPE), do Rio Grande do Norte (UERN).

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Semi-Árido brasileiro ocorre em 11 estados, com uma população de 26,4 milhões e aproximadamente 11 milhões de crianças e adolescentes.

(Ascom/MEC - Ionice Lorenzoni)

Data: 11/01/2008