Lançado na UFCG livro sobre A Paraíba no Império e na República

Durante o I Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCG, no último dia 5,  foi lançado pelos professores Alarcon Agra do Ò, Antonio Clarindo Barbosa de Souza,  Fabio Gutemberg R.B.de Sousa, Gervácio Batista Aranha e Luciano Mendonça de Lima, o livro A Paraíba no Império e na República: Estudos de História Social e Cultural.

O professor Antonio Clarindo (foto), coordenador de pesquisa e extensão da UAHG, fez a apresentação do livro, que já se encontra em sua segunda edição, tendo sido publicado inicialmente em 2003 e tendo obtido boa acolhida entre estudantes e professores de história além de um vasto público quase sempre carente de informações mais atualizadas sobre a história do nosso Estado.

Os artigos da coletânea tratam da história da saúde e da doença no século XIX, das experiências da escravidão na Pb e em Campina Grande, dos primeiros equipamentos modernos surgidos na Pb, como o trem, o telefone, a luz elétrica e o telégrafo, além de questões sobre as transformações urbanas sofridas por Campina Grande e as tensões sociais e os lazeres vivenciados por seus moradores entre as décadas de 20 e 60.

A coletânea já vendeu 500 exemplares em sua primeira edição, foi indicada como obra de consulta para os vestibulares da UEPB e UFCG e, em breve deverá fazer parte das listas de paradidáticos de várias escolas em Campina Grande e João Pessoa. Além disto, uma terceira edição está sendo projetada pela Editora da UFCG e deverá estar nas livrarias em março de 2006, com a nova logomarca. A presente edição é da editora Idéia de João Pessoa e foi financiada pelos autores.

Além do lançamento acadêmico no evento da UFCG, o professor Clarindo informou que está marcado um lançamento para no próximo dia 10 de dezembro no Shopping Cirne Center, às 9 horas da manhã e que contará com a presença dos autores, possibilitando a mais leitores da cidade terem acesso à obra.

Data: 06/12/2005