Expansão do ensino superior continuará, disse secretário do MEC

Para Ronaldo Mota, a expansão universitária é essencial também para melhorar a educação básica

A redução na arrecadação de impostos – especificamente o fim da CPMF – poderá trazer prejuízos a vários projetos do governo federal. No entanto, a expansão do ensino superior continuará, porque é definição de governo, plataforma de trabalho do MEC e beneficia diretamente a sociedade, não havendo retorno nesta decisão. A afirmação é do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC, Ronaldo Mota, que esteve nesta segunda-feira, 14, em visita à Fundação Universidade Federal do Rio Grande – Furg.

Mota conheceu o Campus Carreiros, os pavilhões de ensino, a Estação de Apoio Antártico e o novo centro de eventos e de pesquisas, Cidec-Sul. Acompanhado pelo reitor da Furg, João Carlos Cousin, pelo vice-reitor Ernesto Casares Pinto e os pró-reitores Darlene Pereira, Cleuza Dias e Luiz Eduardo Nery, além do chefe da frota da Furg Cláudio Guedes, Ronaldo Mota navegou a bordo da lancha "Larus" até a área fronteira aos canteiros de obras do dique seco e da plataforma P53, que estão sendo construídos em Rio Grande.

No retorno ao Museu Oceanográfico, onde fica atracada a lancha, falou à Imprensa local e disse que a educação a distância implantada através do sistema Universidade Aberta Brasil já apresenta resultados excelentes, superando as expectativas mais otimistas. Disse que há grande preocupação do MEC em expandir o ensino superior sempre mantendo o máximo de qualidade e é isto que pretende o sistema UAB. Assegurou que os beneficiários deste sistema são pessoas que não tinham acesso a um curso universitário por morarem em cidades pequenas ou médias e não possuírem condições de ir para outros centros e que estas pessoas estão tendo ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Mota lembrou ainda que o desenvolvimento da nação brasileira deve ser baseado na melhoria da educação e, na opinião do secretário, não ocorrerão melhoras neste setor se não forem alavancados os cursos de formação de professores para a educação básica. "Por isto é importante levar o curso superior a todos os que querem estudar, para que possam ter uma educação continuada e transmitir estes conhecimentos na educação básica", disse o secretário.

Ele também afirmou ter gostado muito de rever a Furg, que disse ser uma universidade especial, "por ser vocacionada e gostar desta vocação, fazendo trabalhos de qualidade e tendo hoje o reconhecimento deste trabalho".

(Assessoria de Imprensa da Furg)

Data: 15/01/2008