topo_cabecalho
UFCG investe mais de R$ 2 milhões em laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva

A UFCG inaugura hoje, quarta feira, 7, às 17h00, o Laboratório de Sistemas Embarcados Computação Pervasiva (Embedded), único no gênero no Brasil, que vai desenvolver atividades  de ensino, pesquisa e extensão com alunos de graduação e pós-graduação dos Cursos de Engenharia e Elétrica e Ciência da Computação nas áreas de sistemas embarcados e computação pervasiva voltado para o desenvolvimento de hardware e software para sistemas móveis, tais como celulares inteligentes. O investimento inicial para construção e montagem do laboratório foi de cerca de R$ 2 milhões. Mais de 70 profissionais, professores e alunos, desenvolverão suas atividades no laboratório, que está localizado no edifício Professor Gurdip Singh Deep, na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE), do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Campina Grande - PB. Participarão da inauguração dirigentes da UFCG, representantes dos governos estadual e municipal e das entidades que financiaram o projeto.

O Laboratório foi construído e equipado com recursos dos projetos: Projeto Embedded, Convênio Paqtc/CCT/UFCG/Nokia/2005 0111/2003 e Nokia do Brasil LTDA/Universidade Federal de Campina Grande/Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com recursos da Lei de Informática (Lei nº 10.176, de 11.01.2001) e do  projeto Automação de Procedimentos em Unidades de Petróleo e Gás Natural Utilizando Dispositivos Móveis sem Fio (Wireless), Convênio ATECEL/UFCG/FINEP/Petrobrás. 

O Coordenador do Laboratório, professor Angelo Perkusich, explica tecnicamente que o funcionamento do laboratório tem como foco, atividades voltadas para aplicações de sistemas embarcados, mobilidade, e computação pervasiva, que terão por base temas centrais de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão são fortemente relacionados ao conceito de mobilidade, redes de computadores sem fio, sistemas distribuídos, redes de sensores/atuadores inteligentes, engenharia de software, computação ubíqua, desenvolvimento de software embarcado, automação, métodos formais, e aplicações livres (open source). "Isto significa dizer que trabalharemos com pesquisas de ponta direcionadas para as empresas parceiras para dispositivos móveis sem fios, a exemplo de celulares inteligentes, dotados de câmera, acesso à internet, rádio, televisão, entre outras aplicações multimídia".

O desenvolvimento de aplicações e atividades de pesquisa é focado nos sistemas operacionais Symbian (http://www.symbian.com) com ênfase nos dispositivos da Série 60 da Nokia (http://www.s60.com) e Linux Embarcado. No contexto industrial o foco é no desenvolvimento de software com base no padrão OPC (http://www.opcfoundation.org).

A equipe que integra o Laboratório é constituída pelos professores Angelo Perkusich, Antônio Marcus Nogueira Lima, José Sérgio da Rocha Neto, Péricles Rezende Barros, Dalton Dario Serey Guerrero, e o Engenheiro Marcos Ricardo Alcântara Morais. Eles informam que o laboratório será um núcleo multiplicador de conhecimento neste contexto, e manterá parcerias nacionais e internacionais com Universidades e Empesas Públicas e Privadas.

Antes mesmo de ser inaugurado, o laboratório já capacitou 40 alunos dos curso de graduação em engenharia elétrica e 20 do curso de bacharelado em ciência da computação. Atualmente estão envolvidos nas atividades do laboratório 6 alunos de doutorado, 10 alunos de mestrado, além de cerca de 50 alunos de graduação. O laboratório oferecerá estágio não apenas para estudantes da UFCG, mas também para alunos outras instituições do Brasil e do exterior.

O laboratório tem uma área de 600 metros quadrados, é composto de biblioteca especializada, ambientes para professores e alunos, duas salas informatizadas com 20 computadores ligados à internet cada uma, sala de reuniões e ambiente para administração.

Um dos destaques do laboratório são os equipamentos de última geração utilizados pelos professores e alunos para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo da plataforma OMAP para desenvolvimento de aplicações para celulares inteligentes tais como o 6681 da NOKIA, recém lançado no mercado nacional.

Uma das novidades do laboratório é um moderno sistema de controle de acesso baseado em celulares inteligentes, desenvolvido pelos próprios alunos com a supervisão dos professores. O acesso é completamente automatizado e pode ser feito através do celular ou de uma tela de toque com recursos de aúdio e vídeo.
 
Foi nos anos 70 que este laboratório começou a ser idealizado, tendo por base o Laboratório de Instrumentação Eletônica e Controle (LIEC) do Departamento de Engenharia Elétrica do Campus II da UFPB, onde foram desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão.

Deram base ao laboratório que hora está sendo inaugurado, os seguintes projetos: Projeto Nordeste CNPQ, Núcleo de Eletrônica Industrial do Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX/CNPQ)  do Ministério da Ciência e Tecnologia; Projeto de Sintonia de Controladores, além dos projetos individuais dos pesquisadores envolvidos.

Importância do laboratório

Os idealizadores do laboratório consideram este momento como de fundamental importância para consolidação da UFCG, e um marco inovador para comunidade acadêmica brasileira. "É um excelente exemplo de como a Lei da Informática e a parceira público-privada pode resultar em frutos que beneficiam não só as universidades mas a sociedade de modo geral", destacam.

Para o professor Antonio Marcus Nogueira Lima, o laboratório é fruto de uma "Excelente parceria com a NOKIA que é o maior fabricante de celulares do mundo e o Instituto NOKIA de Desenvolvimento Tecnológico - INdT, com a PETROBRAS, empresa reconhecida internacionalmente por desenvolver tecnologia avançada,  e o seu Centro de Pesquisa - CENPES, e por contarmos com o apoio da FINEP, agência de inovação tecnológica, e do CNPQ, agência de desenvolvimento científico e tecnológico".

Informações adicionais sobre as atividades centrais desenvolvidadas no Laboratório podem ser encontradas em:

http://embedded.dee.ufcg.edu.br/ - Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded)
http://www.percomp.org - Computação pervasiva (PerComp - EveryTime, EveryWhere)
http://www.compor.net  - Composição de Software (COMPOR - Software Composition)
http://www.embeddedacademy.net - Acadêmia para Sistemas Embarcados (Embedded Academy)
http://www.wirelessproject.org/ - Automação Móvel (Wireless - Mobile Automation)
http://www.isensorproject.org - Redes de Sensores Inteligentes (Isenror - Inteligent Sensor Networks).


Data: 07/12/2005