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Novo papel da Capes inclui formação de professores

Entre 2004 e 2007, 83 mil teses de mestrado foram desenvolvidas e 60 mil artigos acadêmicos da pós-graduação foram publicados. Essas são apenas algumas informações que resultam do trabalho de avaliação da pós-graduação desenvolvido por especialistas da Capes/MEC.

Para dar continuidade ao trabalho de avaliação, entre 2008 e 2010, 45 coordenadores de área da Capes tomaram posse nesta segunda-feira, 11, no Ministério da Educação, em Brasília.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou o novo papel da Capes. Segundo Haddad, com a lei da Nova Capes, aprovada em 2007, cabe também à instituição a formação de quadros para o magistério.

"A Capes assume a missão de formação de mestres, doutores e agora também de licenciados para atuação na escola pública, no magistério", ressaltou.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, ao invés de criar uma agência específica para a educação básica, chegou-se à conclusão de que a Capes, com a experiência que adquiriu com apoio da comunidade, mostrou-se um elemento mais capaz de desempenhar esse papel.

"Essa nova Capes assume atribuições importantes relativas a diversas secretarias do ministério que lidam com todos os componentes da educação básica", disse.

Na visão do ministro, para que a qualidade da educação superior alcance também a educação básica, é preciso construir uma ponte entre os dois níveis de ensino.

"Não é admissível que um país que atingiu o 15º lugar no ranking de produção científica mundial, esteja em 50º lugar na qualidade da educação básica", afirmou.

Para Haddad, isso só será possível a partir de políticas educacionais que privilegiem uma visão sistêmica da educação, em que a União assuma a responsabilidade pela formação de quadros de nível superior para todos os níveis de ensino, inclusive para a educação básica.

"A União, que mantém a maior parte de universidades públicas do país, pela própria lei estava desonerada dessa tarefa", lembrou Haddad, referindo-se à Lei de Diretrizes e Bases. A lei previa que a formação para o magistério cabia apenas supletivamente à União.

Haddad destacou novos programas, que dão consistência ao trabalho da Nova Capes, entre eles a escola de Altos Estudos e o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A Escola de Altos Estudos busca tornar o Brasil roteiro obrigatório da ciência internacional ao trazer cientistas de renome internacional ao país, com o custeio a cargo da Capes.

"Só na área de neurociências, serão 25 cientistas dos cinco continentes que virão ao Brasil entre julho e agosto para oferecer cursos formais de pós graduação", anunciou.

O ministro considera o Pibid um programa que repara a antiga postura das políticas educacionais que "deprimiam as licenciaturas, porque não havia estímulo nenhum à permanência dos estudantes nas licenciaturas". O programa prevê a participação de bolsistas nas atividades de ensino-aprendizagem da escola pública.

Coordenadores de área - Eles têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos de mestrado e doutorado. Cada coordenador de área coordena as comissões e grupos regulares de consultores correspondentes ao seu campo de atuação.

Além disso, os coordenadores avalizam a qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões. Também contribuem para o debate e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados.

São 46 coordenadores de área (sendo uma delas dividida em duas subcomissões, o que leva à referência usual de 47 áreas de avaliação). Veja a lista dos empossados no sítio: http://www.capes.gov.br/avaliacao/representantes.html da Capes.

(Maria Clara Machado, da Assessoria de Comunicação do MEC)


Data: 12/02/2008