Reitor da UFCG debate sobre o papel das universidades públicas na inclusão social

Thompson Mariz participa de congresso internacional em Havana, Cuba

Em Cuba, onde participa do 6º Congresso Internacional da Educação Superior - Universidad 2008, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, tem debatido com dirigentes de algumas universidades da Europa e das Américas, o aperfeiçoamento da universalização da educação superior, sua massificação e a inclusão social que ela propicia.

“Temos refletido sobre vários temas, sob diferentes prismas, que nos ajudarão a trilhar no caminho da globalização do ensino e nos novos paradigmas da pedagogia e da didática”, disse Thompson, apontando a gestão universitária do conhecimento e a inovação pelo desenvolvimento como destaques da pauta das discussões.

Além de uma leitura e traduções dos desafios de uma provável internacionalização da educação superior ou integração latino-americana, o reitor da UFCG disse que o congresso oportuniza o intercâmbio de experiências, compartilhamento de reflexões e o estabelecimento de novos laços de cooperação inter-universitária.

Estados Unidos

De Havana, o reitor segue para os Estados Unidos, nesta quinta-feira, 14, onde cumprirá agenda administrativa nas universidades do Texas e do Arizona. “Esperamos consolidar os vínculos existentes e promover outros para uma maior visibilidade das nossas pesquisas e ações no cenário mundial, gerando integração de conhecimentos que se reflita na qualidade da nossa produção acadêmica e científica", comentou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 13/02/2008