Estudo relaciona sedentarismo e câncer da próstata

Homens que trabalham em atividades que exigem mais do corpo podem ter menos riscos de desenvolver câncer da próstata. Esta é a constatação de um estudo publicado no periódico norte-americano "Cancer Causes Control" e desenvolvido pelo Jonsson Cancer Center da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em parceria com a Universidade de Michigan.

Os pesquisadores analisaram a saúde de mais de 2.100 trabalhadores de uma empresa norte-americana --a maioria exposta a radiações e químicos que aumentam os riscos de câncer--, e identificaram 362 que desenvolveram câncer da próstata.

Esses pacientes foram comparados com 1.805 homens de idades e condições socioeconômicas similares e sem câncer.

Os homens foram separados em três grupos, de acordo com a atividade que realizavam em seus empregos: baixo, médio e alto esforço físico.

O estudo mostrou que os profissionais menos ativos como os gerentes, supervisores e engenheiros seniores, têm mais chances de desenvolver mais ativos, como os pintores, fabricantes de ferramentas e motoristas de caminhão, tinham menos chances de sofrerem de câncer da próstata.

(Folha de S.Paulo)

Data: 14/02/2007