topo_cabecalho
Educação vai mudar critérios na concessão de crédito educativo, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou nesta quarta-feira que devem ser anunciadas ainda neste mês mudanças na política de concessões de créditos do Programa de Financiamento Estudantil, o Fies.

 

Segundo o ministro, alunos de cursos de áreas as quais o governo entenda que existam carências de profissionais terão prioridade na obtenção dos financiamentos. Já para as áreas consideradas saturadas, o crédito será restringido, adiantou Haddad.

 

O ministro informou que o MEC, em conjunto com os ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ainda estuda quais os cursos terão mais dinheiro disponível para o crédito estudantil.

 

"Já sabemos que todas as engenharias [cursos] vão receber mais. Direito está saturado", afirmou.

O ministro informou que que as mudanças só valerão para os novos contratos. "Quem tem contrato, mantém esse contrato até o final do curso".

 

Fernando Haddad foi recebido hoje em audiência pelo o governador José Serra. O ministro negocia com o governo paulista a adesão do estado ao Plano de Desenvolvimento na Educação (PDE).

Os Estados de São Paulo e de Minas Gerais são os únicos que ainda não firmaram parceria com o governo federal para o desenvolvimento de projetos na área de educação infantil, do ensino médio, do superior e de pós-graduação.

 

O ministro disse, no entanto, que o diálogo com ambos os estados seguem abertos. "O esforço que o MEC faz para chegar à unanimidade é muito importante. O pacto suprapartidário sobre educação não favorece um governo, mas sim o país", disse.

 

(Agência Brasil)


Data: 15/02/2008