topo_cabecalho
Programa da União Européia financia pesquisadores da América Latina

Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março

Pesquisadores brasileiros podem se inscrever para o 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7). O objetivo do programa é promover o intercâmbio entre pesquisadores europeus e da América Latina e Caribe e incentivar o contato entre instituições.

Os Programas-Quadro (Framework Programmes) são o principal instrumento de financiamento utilizado pela União Européia para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento. As inscrições podem ser realizadas até 30 de março e são direcionadas para pesquisadores que atuam nas seis áreas prioritárias (saúde, alimentação, agricultura e biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia e ambiente (incluindo as alterações climáticas), e ciências econômicas, sociais e humanas.

A participação nos programas permite a cooperação com pesquisadores europeus e a eventual parceria para os próprios projetos. Serão selecionados 30 pesquisadores da América Latina. A concessão prevê financiamento parcial, que inclui despesas da viagem (passagens aéreas) ou de estadia (hotel e subsídios de viagem). A outra parte dos custos fica a cargo do pesquisador ou instituição.

A fim de maximizar os benefícios da estadia na Europa, um programa de atividades será elaborado conjuntamente e envolverá reuniões no país de origem do interessado.

(Assessoria de Imprensa do MCT)


Data: 18/02/2008