Universidade Aberta do Brasil se fortalece com novo grupo de docentes

Em continuidade ao processo de consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Ministério da Educação libera a contratação de mais 40 professores, destinando uma vaga docente adicional a cada uma das 40 universidades federais envolvidas no programa

A contratação, prevista na autorização de provimento de 2.280 vagas, publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro de 2007, deve acontecer até 5 de julho deste ano.

Destinada principalmente à capacitação de professores da rede pública, a UAB tem o objetivo de levar o ensino superior a municípios onde a oferta não existe ou é insuficiente para atender à população. Atualmente, o sistema atende a 40 mil estudantes em 157 cursos, em 291 pólos de apoio presencial.

Neste ano, 271 novos pólos foram selecionados, totalizando 562, que terão cerca de 100 mil alunos. Até 2010, a estimativa é ampliar o número de pólos para 830, com uma estimativa de 350 mil estudantes.

O secretário de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, define a UAB como "um esforço liderado pelo MEC, em parceria com as universidades públicas, governos estaduais e municipais, para levar educação superior de qualidade aos mais distantes municípios do Brasil".

O sistema retrata, segundo ele, "um novo momento da educação brasileira, a união de todos em torno do ideal de oferecer à população uma escola pública de qualidade."

Para o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, a UAB é a principal ponte entre a educação superior pública e a educação básica, ao promover a formação de professores, "tanto docentes em atividade sem preparação específica, como também profissionais altamente qualificados".

(Assessoria de Imprensa da SESu)

Data: 18/02/2007