Haddad diz que Brasil precisa ampliar os recursos para educação em, pelo menos, 50%

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu ontem (20) o aumento de recursos para a educação no país, durante o lançamento do Prêmio de Inovação em Gestão 2008, que destaca municípios que desenvolvem projetos inovadores em suas redes de educação básica. De acordo com Haddad, para que o Brasil supere os baixos indicadores de desenvolvimento da educação, a verba destinada à pasta tem que aumentar.

“Nós entendemos que um país com as características do Brasil não pode conviver com um investimento na casa dos 4% do PIB [Produto Interno Bruto]. Nós entendemos que um país com uma elevada dívida educacional e um baixo PIB per capita, tem que ampliar os recursos em, pelo menos, 50%”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com Haddad, é preciso organizar, junto com os sistemas educacionais estaduais, três áreas de atuação que serão prioridade do Ministério da Educação (MEC) para este ano: gestão escolar, avaliação periódica dos alunos e formação dos professores.

Os temas serão discutidos na 5ª reunião do grupo de trabalho das capitais e grandes cidades, que acontece de hoje até a próxima sexta-feira (22), em Brasília, e reúne gestores de educação dos 109 municípios com mais de 200 mil habitantes.

(Agência Brasil)

Data: 21/02/2008