Inscrições abertas para intercâmbio entre universidades do Brasil e dos EUA

Instituições de ensino superior brasileiras interessadas em participar de intercâmbio e cooperação com instituições norte-americanas podem participar do Programa de Consórcios em Educação Superior entre o Brasil e os Estados Unidos. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) com o Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária (Fund for the Improvement of Post Secondary Education - Fipse), dos EUA. As inscrições ficam abertas até 30 de abril.

Para participar do programa Capes-Fipse, as universidades devem apresentar projetos de consórcios institucionais bilaterais em qualquer área de formação acadêmica, envolvendo, pelo menos, duas instituições de cada país. Os projetos devem ter como foco o apoio a estudantes do nível de graduação.

Além disso, os projetos bilaterais devem incluir o aprendizado da língua do país parceiro e a exposição às culturas dos dois países. Outra preocupação deve ser a aproximação das estruturas curriculares nas áreas objetos dos projetos de consórcios, contemplando inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Missões

O programa apóia a realização de missões de trabalho (viagens de curta duração) de docentes e coordenadores do projeto. Também financia missões de estudo, concedendo bolsas a estudantes brasileiros de graduação, nos Estados Unidos, no valor mensal de US$ 750, passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação. A equipe brasileira recebe recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano. Saiba mais sobre o Capes-Fipse.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 22/02/2008