Começa a coleta de dados da educação superior

Começa nesta segunda e prossegue até o dia 18 de junho a coleta de dados para o Censo da Educação Superior 2007

As informações devem ser prestadas por todas as instituições de ensino superior (IES) que no dia 31 de outubro do ano passado tinham pelo menos uma turma em funcionamento.

O preenchimento dos dados pelos pesquisadores institucionais, membros das instituições responsáveis por responder e validar os dados do censo, deve ser feito pela internet, na página (http://www.inep.gov.br/) eletrônica do Inep. As IES receberão uma senha que permitirá o acesso ao questionário.

Serão recolhidas informações sobre os cursos de graduação - presenciais e a distância - e suas respectivas habilitações, além de dados sobre pessoal docente e técnico-administrativo, financeiros e de infra-estrutura, compreendendo bibliotecas, instalações, equipamentos e outros recursos institucionais.

O Censo da Educação Superior coleta, anualmente, dados como vagas, matrículas, alunos e candidatos, a fim de traçar uma radiografia da situação desse nível de ensino no país.

As instituições que não responderem ao censo, que é obrigatório, ficam impedidas de participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e, portanto, os alunos não poderão concluir seus cursos, visto que a participação no Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 26/02/2008