UFCG vai sediar evento sobre a agroindústria canavieira e sua mão-de-obra

A vida dos trabalhadores nordestinos nos canaviais paulistas será mostrada em documentário

O campus Campina Grande da UFCG vai sediar, na primeira quinzena do próximo mês de março, o evento intitulado A agroindústria canavieira: Trabalhadores e Migrantes. O evento começa no dia 13/03, a partir das 14h, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, com a mesa redonda A expansão da cana no Brasil: aspectos econômicos, sociais e políticos, tendo como debatedores José Roberto Novaes (professor do Instituto de Economia da UFRJ), Carlita da Costa (Presidente do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e região de Campinas - SP) e Paulo César Lima (Diretor do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e região de Campinas - SP).

Ainda na tarde do dia 13, das 16h às 17h30min, será lançado o documentário Migrantes, apresentado pelo professor Novaes, tendo como debatedores os professores Ivan Targino (UFPB) e Marilda Menezes (UFCG).

No dia 14 de março, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no auditório do Centro de Extensão, o professor José Roberto Novaes vai ministrar a oficina O uso da imagem na educação.

Encerrando a programação, no dia 15, acontece o lançamento do documentário para os trabalhadores migrantes do município de Tavares, localizado no sudoeste paraibano.

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UFCG, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/Centro de Humanidades da UFCG), do Projeto de Pesquisa intitulado Juventudes Rurais do Nordeste: trabalho, migrações e movimentos sociais (UFCG/CNPq) e do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Migrantes

A vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais paulistas é o tema central do documentário Migrantes.

O filme retrata, através de depoimentos e imagens marcantes, os obstáculos que os trabalhadores que migram para trabalhar no corte da cana enfrentam. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e a falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.

Segundo Beto Novaes, um dos diretores e roteiristas, o filme serve para preencher uma lacuna quanto ao conhecimento da realidade vivida por esses trabalhadores. "Há muita desinformação das pessoas quanto ao tema. Muitas vezes, a realidade está ao lado, mas 'banalizada' e 'naturalizada' na interpretação cotidiana", afirmou.

"Nossa intenção é transformar isso em indignação, estimular o debate, socializar as informações", completou Novaes.

Dirigido por Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal, o documentário é resultado de parceria entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), São Carlos (UFSCAR), Maranhão (UFMA) e Piauí (UFPI), e contou com o apoio do Ministério da Educação e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

(Franz Mikhailovitch, assessor de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 26/02/2008