Projeto Universidades Cidadãs promove mini-fórum

As ações do Projeto Universidades Cidadãs, desenvolvido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coepe) em conjunto com seis universidades nordestinas (dentre elas a UFCG) e o CNPq, serão avaliadas nesta quinta, 28, e sexta, 29, durante um mini-fórum realizado no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca.

Segundo o coordenador do projeto na UFCG, Fernando Garcia, essa é a primeira avaliação do projeto, em dois anos de existência. “As conclusões, recomendações e encaminhamentos serão levados ao II Fórum de Moreno, previsto para acontecer no próximo mês de abril”, disse.

Nesses dois anos, o projeto vem atuando na capacitação de jovens e mulheres em comunidades agrícolas do estado, dentre elas, as de assentamentos e as atingidas pela barragem de Canaã.

O Projeto

O Universidades Cidadãs objetiva promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido onde o COEP Nacional vem trabalhando, desde 2000.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário. Na UFCG, conta com a participação de alunos bolsistas dos cursos de graduação em Economia, Sociologia, Desenho Industrial e Engenharia Agrícola.

Participam do projeto o Coep, o CNPq, a Embrapa e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 27/02/2008