Pesquisadores fazem remédios para câncer a partir de plantas mexicanas

Um grupo de cientistas mexicanos desenvolveu remédios destinados a tratar quatro tipos de câncer a partir de espécies vegetais típicas da região, como o feijão-preto, o milho e a agave, informaram nesta sexta-feira os pesquisadores.

A pesquisa foi realizada no Centro de Biotecnologia do Instituto Tecnológico de Monterrey (norte do México) e foi possível após os cientistas descobrirem que a agave, o feijão, o sorgo, o milho colorido e a planta "mahuacata" contêm moléculas que inibem o desenvolvimento das células cancerosas, explicou o diretor do instituto, Moisés Álvarez.

Os medicamentos, concebidos para o tratamento do câncer de colo, mama, próstata e fígado, ainda aguardam autorização para serem comercializados no México e nos Estados Unidos. A previsão é a de que isso ocorra até o final do ano ou começo do próximo, disse Álvarez.

Os remédios também poderão ser utilizados para ajudar pacientes com colesterol alto ou diabetes.

Um grupo de cem cientistas participou da pesquisa, em sua maior parte mexicanos e de outros países da América Latina.

(Folha de SP)

Data: 29/02/2008