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Começa formação continuada de professor

Terá início nesta terça-feira, 4, em Brasília, na Academia de Tênis, o curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado. Vindos de vários estados do Brasil, 147 professores serão orientados a atuar no atendimento de alunos com necessidades especiais. A formação será oferecida por especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo de pesquisa sobre educação especial da Universidade de Campinas.

 

Até a próxima quinta-feira, 6, os professores estarão reunidos para tratar de propostas pedagógicas voltadas para alunos surdos ou com deficiência mental, física e visual. Depois de receberem a formação, os professores retornam aos seus municípios como tutores e oferecem um curso a distância para três professores do seu município e para outros nove docentes de municípios vizinhos. Assim, eles tornam-se multiplicadores do atendimento educacional especializado.

 

Com os cursos a distância, que serão coordenados pela UFC, calcula-se que cerca de 1.700 professores obtenham a formação ainda este ano. Um dos objetivos do curso é garantir que o atendimento educacional especializado não seja substituído pelo ensino regular. “Atualmente, a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular é prerrogativa da Política Nacional de Educação Especial. Para alcançar a aprendizagem e participação destes alunos, a organização do atendimento educacional especializado torna-se uma prioridade”, explica Denise Alves, coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação. De acordo com ela, a orientação atual é matricular todos os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular e garantir o atendimento especializado no horário oposto às aulas.

 

O curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado é uma das ações do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. O programa, desenvolvido desde 2003, tem o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros e apoiar a formação de gestores e educadores como forma de efetivar os sistemas educacionais inclusivos.

 

A abertura do evento contará com a participação da secretária de Educação Especial, Claudia Pereira Dutra, e das professoras Maria Teresa Eglér Mantoan e Rita Vieira de Figueiredo, coordenadoras do curso.

 

(Ana Guimarães - MEC)


Data: 03/03/2008