Universidades públicas aprovam mais de 60% no exame da OAB

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Brito, anunciou nesta terça-feira que entre as 33 instituições de ensino brasileiras que registraram mais de 60% de aprovação na primeira fase da última edição do Exame de Ordem unificado, 25 são universidades federais ou estaduais.

"As instituições públicas têm dado certo e isso precisa ser estimulado. Esse resultado comprova, uma vez mais, que o ensino de qualidade existe no Brasil. As próprias faculdades e universidades públicas vão poder utilizar os dados da OAB para exigir melhorias para que todas se igualem", disse o presidente.

Os quatro melhores desempenhos entre as 33 faculdades listadas na estatística do Exame de Ordem ficaram com a Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Espírito Santo e com a UnB (Universidade de Brasília). A Universidade Estadual de Feira de Santana registrou índice de 91,67% de aprovação, com 24 alunos tendo prestado a prova e 22 aprovados. A Universidade Federal da Bahia contabilizou 88,7% de aprovação, com 102 alunos aprovados entre os 115 que prestaram o exame.

A universidade capixaba registrou 88,64% de aprovação, com 39 candidatos aprovados entre os 44 que fizeram a prova objetiva. Já a UnB registrou índice de 87,27% de êxito, com 48 candidatos aprovados entre os 55 que prestaram o exame em sua última edição.

A primeira fase a que se refere a estatística foi realizada no dia 20 de janeiro deste ano em todos os Estados que adotaram o Exame de Ordem unificado, ou seja, com provas aplicadas no mesmo dia e com conteúdo igual para todas.

(Folha Online)

Data: 04/03/2008