topo_cabecalho
UFCG entrega o documento Dossiê de Ambiência ao município de Cabaceiras, localizado na região mais seca do mundo

Dentro da programação do Cabaceiras Mostra Cultura, que está acontecendo no município de Cabaceiras, PB, uma das solenidades mais importantes foi realizada na manhã de hoje, sexta-feira, dia 9, quando as autoridades do município e a população tiveram conhecimento do documento denominado Dossiê de Ambiência do Município de Cabaceiras, que foi entregue pelo Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, ao prefeito Ricardo Aires. O município de Cabaceiras é localizado em uma região da Paraíba que é conhecida como a mais seca do mundo.  O documento apresenta dados sobre o planejamento básico e fundamental do Município, onde estão detectados os seus principais problemas. Dentre outros objetivos, o trabalho visa orientar os dirigentes do município na utilização de seus limitados recursos financeiros, e também buscar outras formas de recursos para o desenvolvimento do município.

O Dossiê foi produzido com a presença de vários profissionais, destacando-se os professores Monte Alverne Sampaio, de UFCG, e Fábio Kurtz, do CNPq / UFRPE.

Segundo o professor da UFCG, Geraldo Baracuhy, que coordena o trabalho de elaboração de Dossiês de Ambiência de vários municípios da Paraíba, "é importante destacar nesta questão do Dossiê, o papel da Reitoria quanto ao envolvimento da UFCG nas demandas da sociedade. Estes pequenos planos diretores que estão sendo entregues representa uma declaração da nova administração da Universidade em se envolver  com os problemas da sociedade, no caso dos municípios, colocando a disposição o seu quadro de professores, funcionários e alunos na identificação e solução dos problemas identificados, viabilizando, inclusive, um feed back que terá como conseqüência uma melhoria na qualidade do ensino e uma maior identificação com a realidade do entorno".

O Dossiê de Cabaceiras, segundo os organizadores

Os professores organizadores do Dossiê de Sócio-Econômico e de Ambiência do município de Cabaceiras falam da importância do documento, "por ser um instrumento de planejamento básico e fundamental para os pequenos municípios, principalmente, neste contexto de globalização em que tais comunidades estão submetidas a instrumentos de gestão de ordem  restritiva (lei de responsabilidade fiscal, não obrigação de elaboração de plano diretor, etc.), obrigando-os a otimizarem  o uso de seus limitados recursos. Neste sentido, o Dossiê como instrumento de planejamento participativo, tem indicado aos municípios que já receberam o documento, quais são seus principais problemas, as formas de mitigá-los e programar os potenciais de desenvolvimento. O Dossiê se constitui, finalmente, no Plano Diretor Participativo dos Pequenos Municípios".

Para Cabaceiras, o  Dossiê Socioeconômico e Ambiental foi elaborado por um grupo de mais de 15 profissionais de nível superior e de conhecimento multidisciplinar, ligados à UFCG e ao CEDAC e, apoiado por técnicos e gestores do Município, através de interação participativa com a comunidade local. Contribuíram para realização deste Dossiê, o Convênio SESU/MEC - UFCG, CEDAC e a Prefeitura Municipal de Cabaceiras.

Com base nos dados levantados, pode-se destacar, dentre outros, os seguintes tópicos fundamentais: Potenciais de Desenvolvimento do município, e quais são os seus problemas.

No item Potenciais de Desenvolvimento, os profissionais que elaboraram o documento citam os seguintes pontos favoráveis ao município: pólo cenográfico épico do semi-árido; pólo turístico rural; ambiente e infra-estrutura básica para implementação da cadeia produtiva do caprino-ovino; condições ambientais mínimas iniciais para implementação de atividades agropecuárias familiares diversificadas e sustentáveis, baseadas, essencialmente, na economia de consumo; potencial cultural e de produção de artesanato; apelo socioeconômico e infra-estrutura básica para implantação de cursos superiores, em nível de tecnólogo, nas áreas de: desenvolvimento sustentável do semi-árido e cadeia produtiva do caprino ovino e, ainda, exploração positiva do mito de que cabaceiras é a região mais seca do mundo.

Os profissionais visitaram o município para conhecerem in loco seus problemas, e a partir daí, elaboraram o Dossiê. Eles identificaram os seguintes problemas: gestão inadequada de resíduos e efluentes; acessibilidade inaceitável; ausência de quadro de carreira funcional de gestores municipais institucionalizado; inexistência de banco de dados; existência de habitações subnormais e, finalmente, existência pontual de trabalho infantil.

A equipe responsável pela elaboração do Dossiê teve como Coordenador Executivo, o engenheiro civil e doutorando em Recursos Naturais, professor Monte Alverne Sampaio, que contou com a colaboração dos seguintes profissionais: o engenheiro florestal professor.Dr. Fábio Kurtz (coordenador) e Sílvia Kurt. Como consultores, atuaram os engenheiros professores Dr. José Sales Mariano da Rocha, Dr. José Geraldo V.Baracuhy, Dr. José Dantas Neto e a Dra. Vera Lúcia Antunes Lima.

Cabaceiras Mostra Cultura
 
O Município de Cabaceiras, localizado no Cariri Paraibano, é reconhecidamente rico em cultura e turismo. O artesanato em crochê, bordado, retalhos de tecido (coxixo e fuxico), artesanato em couro caprino e vários sítios arqueológicos, com destaque o "Lajedo de Pai Mateus" e o fato de ter sido palco de várias produções cinematográficas, entre elas o Auto da Compadecida do renomado escritor paraibano Ariano Suassuna, têm contribuído para o desenvolvimento desses segmentos. O município é considerado uma página viva da história da Paraíba, pois preserva as características arquitetônicas dos prédios edificados no século passado.

A prefeitura  de Cabaceiras aproveitando as vocações turísticas do Município e buscando desenvolver e consolidar o segmento, tem concentrado esforços  e incentivado eventos que busquem desenvolver o potencial turístico e cultural do Município como forma de geração de emprego e renda. Entre as ações desenvolvidas está o evento "Cabaceiras Mostra Cultura"  que começõu no último sábado, 3, e que se encerra amanhã, dia 10.

O Cabaceiras Mostra Cultura  tem o objetivo de promover, incentivar e mostrar as riquezas culturais e turísticas do município, motivando pela arte e abordagem dos temas relacionados a esses segmentos, através de palestras, oficinas de teatro, vídeo, pintura e desenho, cordéis, produção pessoal, concurso de contos, exposição de artesanato, exposições fotográficas, lançamentos de livros, apresentação de violeiros, grupos folclóricos e show populares.

Saiba mais sobre o evento

Participaram do evento, profissionais que se destacam no cenário cultural paraibano, como Fred Ozanan, Daniel Duarte, Wills Leal, Aluísio Guimarães, Ronaldo Nerys, José Otávio Arruda, e outros, que ministraram oficinas e dialogaram sobre vários aspectos da cultura paraibana, contribuindo de forma positiva para o resgate da cidadania e da cultura.

Além de oficinas específicas nas áreas de teatro, vídeo, produção pessoal, cordel, desenho e pintura, houve também um concurso de contos entre os alunos das  Escolas Municipais de Cabaceiras, cujo primeiro lugar, além de receber um microcomputador, terá seu conto adaptado para um documentário. Também foi realizado uma mostra de cinema com exibição das produções feitas em Cabaceiras, como São Jerônimo, Viva São João e o documentário Festa do Bode Rei.
Atrações locais como grupos folclóricos, noite da poesia, exposição de artesanatos, exposição de fotografia da cidade, apresentação da Filarmônica de Cabaceiras e da banda da Escola de Música Nossa Senhora da Conceição além de shows musicais com bandas da região, completaram a programação.

O Cabaceiras Mostra Cultura foi palco ainda do lançamento dos livros: Brasil em Preto e Branco, de Fred Ozanan, Interagindo com o Mundo da Alfabetização, das professoras Margarida Maria A.H. Florêncio e Débora dos Santos Galdino e A Trajetória interrompida de Félix Araújo,  do escritor campinense Josué Sylvestre.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras e conta com o apoio da Universidade Federal da Campina Grande, do BNB, do SEBRAE de João Pessoa e Campina Grande, do Ministério do Turismo e Banco do Brasil.


Data: 09/12/2005