Inscrições para o Festival Digital do Semi-Árido vão até o dia 30

O Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) colabora com a realização do 1º Festival Digital do Semi-Árido. A iniciativa do evento é do historiador do cinema paraibano, Wills Leal, e visa mostrar a cultura da região por meio de produções audiovisuais.

O festival será entre os dias 23 a 25 de abril, nas cidades de Cabaceiras e Campina Grande, ambas na Paraíba. Caberá ao INSA ajudar na divulgação e na elaboração do vídeo de abertura.

”O enfoque pode ser agronômico, cultural, técnico ou qualquer outro que esteja ligado a este universo fabuloso”, acrescenta Wills Leal. Ele disse que os cineastas vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro e os melhores filmes serão exibidos e debatidos nos três Centros Culturais do Banco do Nordeste e nas universidades nordestinas.

As películas concorrentes em qualquer categoria (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) têm que ter duração de 5 a 15 minutos, na versão DVD. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 500 filmes sejam inscritos até o prazo final.

Além do INSA, o Festival tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Banco do Nordeste (BNB), Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), do Instituto Joaquim Nabuco, das Universidades Federais de Campina Grande (UFCG) e de outros estados.

Os interessados em participar deverão enviar seus vídeos até o dia 30 de março, para o seguinte endereço: Universidade Federal da Paraíba - Decom-Tur/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Conjunto Humanístico, Bloco IV - Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa (PB) - Cep: 58.059-900.

(Aline Guedes - Ascom / INSA)

Data: 11/03/2008