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Haddad diz que é preciso criar o sistema nacional de formação de professores

O Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação Básica, ligado à Capes, reuniu-se, nesta terça-feira, 11, para dar início às discussões, especialmente acerca da formação de professores para a educação básica.

"O papel do conselho é consultivo, com autoridade perante o MEC para recomendar e sugerir ações", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O ministro sugeriu que o conselho se debruce sobre duas questões importantes: o acesso ao sistema público de formação inicial e continuada, por meio das universidades federais; e a qualificação da oferta de formação inicial e continuada. "Temos a necessidade de criar o sistema nacional de formação de professores", afirmou.

Na visão de Haddad, a formação de professores para atuar na educação básica deve ser considerada uma tarefa prioritária pela União. Segundo o ministro, apenas metade dos professores das escolas públicas têm formação superior. "Vamos descobrir com o censo do magistério, que será divulgado em breve, se essa outra parte é formada pelas universidades públicas."

O ministro espera que a criação do sistema nacional de professores possa reverter essa tendência e ampliar o acesso ao ensino superior de professores da educação básica. Para Haddad, existe uma falsa dicotomia entre educação básica e superior e insistiu que é preciso investir numa visão sistêmica da educação, já que é fundamental que o professor tenha sido bem formado para que a escola seja o lugar onde a criança efetivamente aprenda.

"Devemos discutir como a educação sistêmica pode ser traduzida em ações", propôs. "A Capes é a representação formal do conceito de educação sistêmica", destacou o presidente da Capes, Jorge Guimarães, referindo-se ao novo papel assumido pela instituição, que inclui a formulação de políticas para a formação de professores para a educação básica.

A articulação entre ações do MEC também foi ressaltada pelo ministro como outro desafio a fim de melhorar a qualidade do ensino em sala de aula e fazer com que o conceito de educação sistêmica se reflita na prática. "Há seis elementos que devem se combinar para que isso ocorra", disse. "O currículo da educação básica, o livro didático e a Prova Brasil precisam ser combinados mais virtuosamente", recomendou.

Já na educação superior, o ministro disse que as diretrizes das licenciaturas, os programas de formação continuada e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado a alunos das licenciaturas, devem "conversar". De acordo com Haddad, os sistemas educacionais bem organizados no mundo apresentam algum tipo de alinhamento desses elementos.

Os debates dos 31 membros do conselho - 11 do MEC e 20 especialistas de universidades, entidades e organizações educacionais - também tratarão de temas como o Educacenso e a supervisão dos cursos de pedagogia. O CTC definirá ainda a periodicidade dos encontros e agenda de temas que vão ser discutidos este ano.

(Maria Clara Machado, da Assessoria de Comunicação do MEC)


Data: 12/03/2008