topo_cabecalho
Seminário debate trabalhadores migrantes do Nordeste

Evento acontece no auditório de Arte Mídia, a partir das 14h

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG promove a partir desta quinta-feira, 13, o seminário A Agroindústria canavieira: Trabalhadores e Migrantes.

 

Às 14h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte Mídia, no campus Campina Grande, uma mesa-redonda discute “A expansão da cana no Brasil - Aspectos econômicos, sociais e políticos” com a participação do professor José Roberto Novaes (UFRJ), Carlita da Costa (presidente do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e Região de Campina-SP) e Paulo César Lima (diretor do Sindicato de Empregados Rurais de Cosmópolis e Região de Campinas-SP). Em seguida, será exibido o documentário “Migrantes”.

 

O documentário, dirigido por Roberto Novaes, trata por meio de depoimentos e imagens marcantes, os obstáculos enfrentados pelos trabalhadores que migram para o corte da cana. Nele, a ruptura com a família, as condições precárias vividas, o excesso de trabalho e a falta de assistência à saúde entre outros problemas. Logo após a exibição, um debate com a participação do diretor e dos professores Ivan Targino (UFPB) e Marilda Meneses (UFCG) discutirá a problemática exibida.

 

Na sexta-feira, durante todo o dia, no auditório da Biblioteca Central, Novaes ministrará uma oficina sobre “O uso da imagem na Educação. No sábado, encerrando o evento, uma visita aos trabalhadores rurais do município paraibano de Tavares – onde o documentário também será exibido.

 

(Carlos Leão – Ascom/UFCG)


Data: 13/03/2008