Microsoft fará lançamento de produtos na UFCG

Evento Heroes {Community} Launch acontece na manhã deste sábado, 15, no auditório do Reenge

Será neste sábado, dia 15, a partir das 9h30min, no auditório do Reenge (Bloco CB) da UFCG, no campus Campina Grande, o lançamento regional dos novos produtos da Microsoft: o Visual Studio 2008, SQL Server 2008 e o Windows Server 2008.

Denominado Heroes {Community} Launch, o evento ocorre simultaneamente em dezenas de cidades do Brasil. Em Campina Grande, será promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Ciência da Computação da UFCG.

“Apesar da realização de algo parecido em 2005, a organização estima que nada se compare à amplitude do evento deste ano. São inúmeros grupos de usuários, palestrantes, universidades e auxiliares participando”, afirma a professora Joseana Macêdo Fechine, do Departamento de Sistemas e Computação (DSC), que coordena o Grupo PET - Computação.

A programação consiste em duas palestras, uma às 9h30min, na verdade uma transmissão ao vivo da apresentação dos produtos, realizada por um representante da Microsoft, e outra às 10h30min, quando o palestrante José Antônio Leal de Farias fará a apresentação, presencial, do produto Visual Studio e de suas aplicações para desenvolvimento em aparelho celular. Também está prevista a distribuição de brindes para os participantes.

José Antônio é bacharel em Ciência da Computação pela UFCG, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, professor, autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos Estados Unidos e programador profissional. Atualmente é diretor técnico da Light Infocon S.A. É também um Microsoft Most Valuable Professional, título dado pela Microsoft a profundos conhecedores de um ou mais produtos Microsoft e que participam ativamente de comunidades on-line e off-line com o intuito de compartilhar seu conhecimento e experiência com outros clientes da empresa.

PET - Computação

O Programa de Educação Tutorial tem uma característica única com relação aos outros programas de capacitação do ensino superior, pois é o único que atinge o tripé das universidades: a pesquisa, o ensino e a extensão. É destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior, que recebem bolsas até a conclusão da sua graduação.

Os alunos são selecionados e ingressam no programa a partir do segundo semestre do curso. Até o final da graduação, são comprometidos com vinte horas semanais de dedicação ao PET. É admitida, no máximo uma reprovação curricular, e espera-se do aluno capacidade de leitura, pesquisa, iniciativa, crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentação.

O PET do curso de Ciência da Computação da UFCG foi formado em 1992 e é composto, atualmente, por 13 alunos da graduação, contando também com um professor tutor, que realizam atividades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da universidade e da comunidade.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 14/03/2008