Ministro da Educação elabora relatório sobre o primeiro ano do PDE

Documento será apresentado em abril

No
dia 24 de abril, o Ministério da Educação apresentará um relatório sobre o primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A informação foi dada no dia 13, pelo titular da pasta, Fernando Haddad, durante a solenidade de assinatura dos acordos de metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), realizada no Palácio do Planalto.

Na ocasião, Haddad informou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aos reitores das 53 universidades federais brasileiras que estavam presentes na cerimônia, que no documento constará a adesão de 100% dos governadores e prefeitos ao plano de metas do PDE. De acordo com o MEC, até hoje, 26 estados e 5.253 municípios já assinaram o termo de adesão.

"Estamos a 45 dias da data determinada para a entrega do relatório. Até essa data, queremos que todos os governadores, prefeitos e gestores em educação tenham firmado um pacto pela educação, a começar pela adesão de todas as universidades ao mais ambicioso plano de expansão e reestruturação", afirmou o ministro, fazendo referência ao Reuni, que integra o PDE.

Reuni

Segundo o ministério, todas as universidades federais já aderiram ao Reuni. A iniciativa pretende melhorar a infra-estrutura das instituições, abrir novos cursos e vagas, promover o acesso e a permanência dos alunos e a qualidade do ensino. Durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto, os reitores assinaram os acordos de metas, ato que dá início à execução do programa em cada instituição.

"Nos comprometemos aqui, de um lado o MEC, e de outro, todas as universidades, com a meta de duplicar as matrículas na universidade pública até 2012", ressaltou o ministro em notícia divulgada pelo ministério.

O governo federal deverá investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos na execução do programa. O primeiro repasse da iniciativa, de R$ 250 milhões, foi feito em dezembro de 2007.

Universidades

Na avaliação do reitor da Universidade Federal de Uberlândia e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Ciloni, as expectativas das universidades estão sendo atendidas com o Reuni.

Segundo ele, as instituições estão empenhadas na defesa de princípios que visam ampliar a sua participação e "compromisso na formulação e execução de políticas públicas que levem à construção de uma sociedade mais desenvolvida, fraterna e inclusiva".

Ele também destacou a necessidade de formular um programa semelhante ao Reuni, específico para a pós-graduação, em articulação com o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, apresentado pelo MCT.

(Gestão C&T, nº 709)

Data: 19/03/2008