topo_cabecalho
Aprovado projeto de telemedicina para UNIFAP

Foi aprovada, no dia 14 de março, a inclusão da UNIFAP junto à Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), projeto vinculado a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para a aplicação do projeto, a UNIFAP contará com apoio da RNP para infra-estrutura e financeiro de R$ 120.000,00 em equipamentos para a Unidade Básica de Saúde e terá como coordenadores o professor Rafael Pontes Lima e professora Liudmila Otero, além da supervisão técnica de Éverton Vieira, coordenador técnico do PoP-AP (Ponto de Presença da RNP no Amapá) e professora Francineide Pereira.

 

Sobre o projeto RUTE

 

A iniciativa vai prover a infra-estrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede deverá promover o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico.

 

A Rute vai possibilitar, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute poderá levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.

 

Sua implantação trará impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

 

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes.

 

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

(Assessoria de Comunicação da Unifap)


Data: 25/03/2008