Crescimento econômico deve ser refletido na educação

Garantir que o crescimento econômico apresentado pelo Brasil nos últimos anos se reflita em educação. Esse foi o desafio lançado pelo ministro Fernando Haddad para secretários e gestores municipais de educação durante o 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nesta terça-feira, 25, na Academia de Tênis, em Brasília. “Se estivermos unidos e organizados, conseguiremos ser bem-sucedidos em todos os nossos pleitos”, ressaltou o ministro.

De acordo com Haddad, um dos exemplos de como a pressão popular pode fomentar uma ação governamental é o programa Caminhos da Escola. Menos de um ano após o lançamento da iniciativa, o programa teve seus recursos iniciais triplicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Foram tantas solicitações de prefeitos que os recursos tiveram que ser ampliados”, explicou.

Balanço

O ministro fez um balanço do primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde a concepção do plano, três pontos foram colocados como elementos centrais para o desenvolvimento da educação: a visão sistêmica da educação, o combate às disparidades regionais e a integração com outros setores governamentais. Em relação aos três tópicos, segundo Haddad, foram feitas modificações significativas. “Nós avançamos, mas ainda há muito a ser feito”, disse.

A integração do MEC com as pastas da Cultura, do Esporte e da Saúde foi apontada pelo ministro como uma iniciativa capaz de potencializar as ações governamentais. “Levar saúde às escolas, por exemplo, traz ganhos para a qualidade de vida de toda a população”, destacou.

A criação de um sistema nacional de formação de professores, ainda em fase inicial, foi outra estratégia apontada como uma das principais do PDE. Esse sistema, segundo Haddad, tem na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sua principal agência.

Antes do PDE, a Capes atuava na formação de pessoal especializado para as universidades. Com novas atribuições, a autarquia passa a formar professores também para a educação básica. “Apenas metade dos professores da educação básica têm nível superior e desses uma pequena minoria leciona nas escolas públicas. Nosso desafio é reverter esse quadro”, defendeu Haddad.

O 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), termina no dia 27.

(Ana Guimarães - MEC)

Conheça a pesquisa.