MCT e Petrobras patrocinam Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Tema deste ano é “Biocombustível”

Será lançado nesta quarta-feira (26) o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, edição 2008, uma iniciativa que tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos de estudantes do ensino médio, de universitários e de pesquisadores, cujos resultados tenham o potencial de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Além disso, o prêmio busca a incentivar a pesquisa orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados do bloco econômico.

O prêmio tem o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Petrobras e é promovido pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

O lançamento será simultâneo nos países-membros e associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

São quatro categorias: Iniciação Científica, para alunos do ensino médio que tenham no máximo 21 anos de idade até a data máxima para entrega dos trabalhos; Jovem Universitário, para estudantes que cursam o ensino superior e que tenham no máximo 28 anos de idade; Jovem Pesquisador, voltada a pesquisadores com curso superior completo, que tenham até 35 anos de idade e Integração, para equipes de pesquisadores com ensino superior completo, sem limite de idade.

No caso das categorias Jovem Universitário e Jovem Pesquisador, a participação é individual. Na modalidade Iniciação Científica, a participação pode ser individual ou por equipe. E na categoria Jovem Pesquisador, só participam equipes, sendo que é necessário que mais de um país esteja representado pela nacionalidade dos integrantes do grupo. Nas categorias Iniciação Científica e Jovem Universitário, os participantes podem contar com o apoio de um professor orientador da instituição ao qual estão ligados.

O tema desse ano é Biocombustível, que, na definição do regulamento do prêmio, é qualquer combustível de origem biológica, que não seja de origem fóssil, e originado por meio do uso de uma ou mais espécies vegetais. O trabalho deve ser focado em assuntos do Mercosul e abordar um único tema em, no máximo, 30 páginas, incluindo um resumo de 25 linhas.

Os trabalhos devem ser entregues até o dia 4 de agosto. No dia 18 de agosto, a organização do prêmio divulgará os títulos dos trabalhos recebidos no site No mesmo site, estará a lista dos trabalhos pré-aprovados, no dia 8 de setembro para que os selecionados enviem documentos complementares. Os documentos deverão ser enviados por e-mail. A divulgação dos vencedores será feita no dia 22 de setembro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 20 de outubro.

Os vencedores classificados no primeiro lugar recebem prêmio, em dinheiro, no valor de US$ 2 mil para Iniciação Científica, US$ 3,5 mil para Jovem Universitário, US$ 5 mil para Jovem Pesquisador e US$ 10 mil para a equipe da categoria Integração. O professor orientador do trabalho premiado recebe troféu e tem o trabalho publicado em livro. A organização paga passagens aéreas e diárias para que os vencedores participem da cerimônia de premiação.

O regulamento para participar do prêmio está disponível no site da Unesco: http://www.unesco.org.br/areas/ciencias/premiomercosul/index_html/mostra_documento. Na página, há também os nomes e contatos das pessoas da RECyT indicadas pelos países participantes do prêmio para auxiliar os participantes em caso de dúvidas.

(Assessoria de Imprensa do MCT)

Data: 26/03/2008