topo_cabecalho
UFCG vai ministrar curso de Geoprocessamento para prefeituras do Sertão

Atividade visa capacitar técnicos na elaboração de projetos de mapeamento ambiental

 

Capacitar técnicos vinculados às prefeituras do Alto Sertão da Paraíba no uso de uma moderna ferramenta tecnológica é o objetivo do Curso de Geoprocessamento com ArcView, que a UFCG realizará de 13 a 18 de abril, no Núcleo de Pesquisa e Extensão do Rio do Peixe, na cidade de São João do Rio do Peixe, PB.

 

Com carga horária de 40 horas, o curso é gratuito e abordará noções básicas de mapeamento, geoprocessamento e elaboração de mapas com o uso do aplicativo ArcView. “É uma ferramenta indispensável na moderna administração pública, facilitando enormemente a elaboração de projetos e a gestão ambiental dos municípios”, explica o coordenador José Elias Cunha Metri.

 

O curso será ministrado pelo professor Pedro Azambuja Madruga, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a expectativa é de que 20 técnicos participem da atividade. “Contamos com a sensibilidade dos prefeitos da região do Alto Sertão, no sentido de viabilizarem a participação de pelo menos 2 técnicos de cada prefeitura”, observa o professor Geraldo Baracuhy, que integra a coordenação da atividade.

 

Ele explica que o curso faz parte das ações desenvolvidas no âmbito do projeto Levantamento do uso das terras da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, realizado pela UFCG e pelo Centro de Desenvolvimento, Difusão e Apoio Comunitário (Cedac), com financiamento do CNPq e apoio da UFSM, do CREA-PB e da AESA.

 

Outras informações podem ser obtidas no Laboratório Interdisciplinar de Ciências Agroambientais da UFCG, no campus Campina Grande, pelo fone (83) 3310.1572, ou com o professor José Elias Metri, pelo fone (83) 3241.9603 - e-mail jecmetri@uol.com.br.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 04/04/2008