Adiada regulamentação das eleições na UFCG

Colegiado Pleno definirá matéria em reunião ainda este mês

Por falta de quórum, o presidente do Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vice-reitor Edilson Amorim, suspendeu na manhã desta quarta-feira, 2, a reunião que continuaria as discussões em torno da Resolução que regulamentará as próximas eleições para escolha do reitor e vice-reitor da instituição.

Para o relator do processo, conselheiro Joaquim Alencar (diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS), o encerramento da sessão não traz grande prejuízo às discussões e a falta de quórum se deu à convocação, num primeiro momento, ter sido para um único dia. “Não vejo manobras ou descaso, creio que alguns conselheiros agendaram outros compromissos, antes de receberem a segunda convocatória”, comentou.

Alencar teceu breve comentário sobre o primeiro dia de reunião. Para ele, o debate promovido no Colegiado Pleno representou um avanço para a universidade. “Discutir antecipadamente a questão, de forma desapaixonada, antes de assumirem compromissos com candidaturas, extrai dos conselheiros contribuições equilibradas e bem embasadas”.

Uma reunião extraordinária será convocada para dar continuidade aos trabalhos de regulamentação das eleições. Segundo o vice-reitor, ela acontecerá ainda este mês.

Questão de ordem

Autor da proposta que antecipa a regulamentação do processo de escolha dos dirigentes máximos da instituição, o conselheiro Bráulio Maia (diretor do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT) foi quem apresentou “questão de ordem” solicitando a verificação do quórum regimental, o que causou o encerramento da sessão. “Minha intenção é que permaneça o debate amplo, a exemplo de ontem, nos demais capítulos da Resolução. A expressiva participação do Colegiado permitirá a formatação de um documento ‘mais pleno’”.

Bráulio também registrou que a apresentação da matéria ao conselho foi uma delegação da comunidade do CCT. “Sinto-me realizado, também particularmente, pelo Colegiado ter acolhido minha provocação e iniciado o debate. Quem ganha com isso é a UFCG, pois teremos regras estabelecidas bem antes dos palanques. O que também é uma questão de ordem”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 02/04/2008