Globo Universidade estréia nas manhãs educativas de sábado

As manhãs de sábado, cada vez mais dedicadas aos programas educativos, ganham mais uma atração a partir do dia 05 de abril. Ao lado do Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia e Ação, a TV Globo estréia o Globo Universidade, no ar às 7h15. O programa é voltado para o meio acadêmico e mostra o que há de melhor e de inovador em matéria de ensino, pesquisas, ações e projetos desenvolvidos por alunos e professores, através de uma universidade. Com uma linguagem dinâmica e interativa, o programa de 25 minutos de duração é apresentado por Bianca Rothier e Andre Curvello.

Sempre apresentado de uma universidade do país, o Globo Universidade estréia diretamente da Universidade de São Paulo (USP), destacando duas áreas da instituição - o Departamento de Engenharia de Materiais e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

A linguagem adotada é dinâmica e inspirada em novas tecnologias. Um dos quadros do programa conta com imagens feitas por câmeras de celular. A produção passeia por diversos campus universitários recolhendo perguntas dos alunos e, depois, buscam as respostas com os professores usando o mesmo aparelho. Em "Toque de Mestre", professores de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão enviar dicas, sugestões e informações através do site da atração (www.globo.com/globouniversidade), usando uma webcam.

Os vídeos selecionados pela equipe serão exibidos no Globo Universidade. "O programa tem esta linguagem do público acadêmico, para acompanhar o ritmo deles e passar o conteúdo de uma maneira atraente", explica Maurício Yared, editor-chefe do programa.

"Vamos mostrar o que há de melhor nas universidades brasileiras", garante Yared. Para isso, além das reportagens nas faculdades, o Globo Universidade tem três quadros para apresentar projetos de pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho. O "Fora de Série" traz projetos reconhecidos e premiados de alunos, orientados por seus professores. Os educadores também têm espaço para apresentar trabalhos desenvolvidos na academia no quadro "Mérito Acadêmico". Em "Eu Amo Meu Trabalho", o único ambientado fora do ambiente universitário, jovens recém-formados em graduação ou especialização de novos cursos falam de suas profissões e das novidades no mercado de trabalho.

O programa, que não tem estúdio e não utiliza o recurso do off em sua estrutura - para deixar o conteúdo ainda mais dinâmico -, pretende passear pelo Brasil para conferir o que está acontecendo no universo acadêmico do país. No roteiro de viagens do Globo Universidade em abril estão Brasília, DF; São Luís, MA; Uberlândia, MG; e Porto Alegre, RS. "Em maio serão outras cidades. Nós nunca vamos parar de viajar", explica Yared. Os apresentadores e a equipe já estiveram em instituições de diversas cidades como João Pessoa, PB; Rio de Janeiro, RJ; Recife, PE; Viçosa e Juiz de Fora, MG; e São Paulo, SP.

O Globo Universidade assinou uma parceria com o Instituto Ciência Hoje, que passa a trabalhar como consultor do programa. O Ciência Hoje é uma organização social de interesse público, sem fins lucrativos, vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O Globo Universidade será exibido aos sábados, às 7h15. O programa é apresentado por Bianca Rothier e Andre Curvello, à frente também de reportagens e entrevistas. O editor-chefe do programa é Mauricio Yared e a direção geral leva a assinatura de Alice Maria.

(Central Globo de Comunicação)

Data: 02/04/2008