Divulgados dados do Enem 2007

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) libera para consulta as médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por escola e por município. Para cada escola há informações sobre número de matriculados no último ano do ensino médio, número de participantes, médias observadas e médias com correção de participação —  simulam estatisticamente a nota que seria obtida pela escola caso a totalidade de seus alunos tivesse participado da prova.

A consulta deve ser realizada sempre a partir de um município selecionado. Não é possível obter, por exemplo, a listagem completa das escolas do país ou de uma determinada unidade federativa. É possível, porém, fazer a pesquisa por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (ensino regular, educação profissionalizante e de jovens e adultos).

No ano passado, cerca de três milhões de estudantes fizeram o Enem, que serve como seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem também é utilizado nos processos seletivos de quase 500 instituições de educação superior.

Para ter nota no Enem de 2007, a escola deve ter preenchido o Educacenso, além da participação, no exame, de um mínimo de dez alunos concluintes. Na página eletrônica do Inep é possível verificar as médias por unidade da Federação, por município e por unidade de ensino.

(Assessoria de Imprensa do Inep)

Data: 03/04/2008