UFCG completa seis anos nesta quarta-feira

Inaugurações, concursos, criação do campus Sumé fazem parte da celebração

A Universidade Federal de Campina Grande comemora nesta quarta-feira, 9, seis anos de criação. Embora recente, como instituição autônoma, tem sua origem na década de 1950, quando a educação superior se iniciou em Campina Grande, com a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola Politécnica integradas à UFPB.

Neste dia, como parte das comemorações de aniversário, a Reitoria estará entregando à comunidade do campus Campina Grande o Arquivo Geral - com 542 m² e um acervo de documentos  históricos e de alunos que passaram pela instituição, desde 1952 - e a sede do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) – que homenageia o professor Telmo Araújo, falecido o ano passado.

Antecipando as comemorações, semana passada, o presidente Lula autorizou ao MEC a liberação de R$ 17 milhões para mais um campus da UFCG, a ser instalado na cidade de Sumé. “O campus Pombal será inaugurado ainda este ano, e Cuité é uma comprovação de que o processo de expansão é necessário para o desenvolvimento regional”, afirmou o reitor Thompson Mariz.

Ao mesmo tempo, a universidade vem ampliando seu quadro de pessoal com a abertura de inúmeros concursos públicos para professor efetivo nos seus campi. Este ano, mais de 145 vagas já foram oferecidas. E, a partir do próximo dia 22, a UFCG abrirá inscrições para o preenchimento de 52 vagas de servidores técnico-administrativos.

Este ano, entre as metas administrativas também estão a implantação da TV e Rádio Universitária (Web), integrando a UFCG à Rede Ifes, a aquisição de mais equipamentos - em micro-computadores, a estimativa é de que se chegue a mil unidades – e o programa de qualificação dos técnico-administrativos. Para o reitor, este sexto ano da UFCG será marcante pelos primeiros passos do Reuni e pela consolidação de muitos dos processos da expansão institucional, “que vem traçando o signo desta universidade”.

Na próxima semana, dia 17, será inaugurado o Núcleo de Pesquisa e Extensão em São João do Rio do Peixe – que através de ações de equipes multidisciplinares em parceria com outras instituições promoverá o desenvolvimento da região polarizada por aquele município.

Dados

A UFCG é uma universidade multicampi, em franco processo de expansão, que se destaca nacionalmente por seus cursos de engenharia e na área tecnológica. São seis campi – Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Cuité - oferecendo 60 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento. Tem uma comunidade universitária composta de cerca 13 mil alunos, mais de mil professores e aproximadamente mil e quinhentos servidores técnico-administrativos. Na Pós-graduação, são 17 cursos de mestrado e 9 de doutorado.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 08/04/2008