Prorrogadas as inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista

O tema deste ano é “Educação para reduzir as desigualdades sociais”

Para quem se dedica à pesquisa em Educação, ainda há tempo: devido à importância de se incentivar estudos nesta área, os organizadores do Prêmio Jovem Cientista resolveram prorrogar para o dia 8 de agosto de 2008 as inscrições do Prêmio, que tem como tema: “Educação para reduzir as desigualdades sociais”.

O prêmio promoverá as pesquisas a partir de importantes demandas, como o papel da educação na superação da violência, os mecanismos de inclusão social e a educação empreendedora. Afinal, há muito o que ser feito. Só para citar alguns exemplos da urgência da descoberta de soluções para os problemas educacionais, o Brasil tem, segundo dados divulgados pelo IBGE, 14, 4 milhões de analfabetos. Além disso, cinqüenta e três por cento dos alunos do ensino médio não cursam a série adequada e 14% é o índice de repetência no ensino fundamental.

O XXIII Prêmio Jovem Cientista - iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho - tem cinco categorias: Graduado; Estudante do ensino superior; Estudante do ensino médio; Orientador e Mérito Institucional. Será concedida ainda uma Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da área do conhecimento relacionada ao tema deste ano. Os candidatos serão indicados pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

Como se inscrever?

As inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista são individuais e podem ser enviadas para http://www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo correio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Serviço de Prêmios - SEPN 507 – Sala 207 – Brasília – DF - Cep. 70740-901 (categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior) ou para a Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, nº 336 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – CEP: 20261-232 (Categoria Estudante do Ensino Médio). Todos os trabalhos precisam estar acompanhados de ficha de inscrição preenchida e da documentação exigida para cada categoria.

Na categoria Graduado, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2006, a premiação é de R$ 20 mil para o primeiro colocado; R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro. Na categoria Estudante do ensino superior, para alunos de cursos superiores que tenham até 30 anos de idade em 31 de dezembro de 2006, o vencedor ganha R$ 10 mil, o segundo colocado R$ 8.500 mil e o terceiro R$ 7 mil.

Já a categoria Mérito Institucional incentiva a pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas públicas ou privadas e técnicas. Será premiada com R$ 30 mil a universidade e também a escola que inscrever o maior número de trabalhos com mérito científico, de acordo com critérios estabelecidos pela comissão julgadora do Prêmio.

Na categoria Estudante do ensino médio, do ensino público ou privado e de escolas técnicas, com idade até 25 anos, em 31 de dezembro de 2006, os vencedores ganham um microcomputador e uma impressora. Os orientadores e as instituições de ensino de cada um dos nove agraciados serão contemplados com microcomputadores e impressoras. O pesquisador que receber a Menção Honrosa receberá, além do reconhecimento da comunidade científica brasileira, uma placa alusiva e R$ 15 mil. Os primeiros colocados de cada uma das categorias também serão contemplados com uma bolsa de estudo do CNPq. No caso do ensino médio, todos recebem bolsa de Iniciação Científica Júnior.

Histórico

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão "Qualidade dos alimentos e saúde do homem", "Reciclagem de rejeitos industriais", "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", “Saúde da População – controle da infecção hospitalar”. No ano passado, o prêmio recebeu 1.751 inscrições de todo o país, sendo que 268 na categoria Graduado; 128 na categoria Estudante do Ensino Superior e 1.355 na categoria Estudante do Ensino Médio.

(Portal CNPq)

Data: 08/04/2008