UFCG comemora investimentos de mais de R$ 60 milhões em seis anos

Durante a solenidade de inauguração do Arquivo Geral da UFCG, na manhã desta quarta-feira, 9, o reitor Thompson Mariz comemorou os investimentos realizados nos seis anos de criação da instituição. “O dia de hoje é de extrema felicidade para a comunidade acadêmica, não só porque estamos entregando mais um empreendimento importante para a universidade, mas, especialmente, por estarmos comemorando o crescimento de uma instituição que recebeu nesses seis anos, mais de R$ 60 milhões para investimentos”, declarou.

Os recursos investidos no projeto de expansão, reformas e construções foram frutos de emendas parlamentares, projetos aprovados pela Secretaria de Educação Superior do MEC, Fundos Setoriais CT-Infra, além de investimentos da própria universidade. Na avaliação do reitor, a UFCG pode ser considerada uma das instituições federais de ensino superior no Brasil com mais projetos aprovados, de ampliação e melhorias, por parte do MEC. O Arquivo Geral, por exemplo, era uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, conforme destacou a coordenadora do espaço, Maria do Socorro Alencar.

Com investimentos na ordem de R$ 600 mil na construção do prédio e mais de R$ 550 mil na compra de equipamentos, o Arquivo Geral, conforme a vice-diretora de Centro de Humanidades, Rosilene Montenegro, vai disponibilizar um acervo de documentos históricos da universidade e pessoais de professores, alunos e técnico-administrativos.

Para Alexandre Gama, pró-reitor de Administração, a entrega do Arquivo Geral representa muito para a UFCG, uma vez que manterá guardados documentos importantes sobre a instituição, em equipamentos rolantes de alta tecnologia. O prédio, que conta com um andar térreo e um primeiro andar, ainda vai receber equipamentos de microfilmagens para documentos antigos e outras mobílias e computadores. “A Administração da UFCG, em especial o reitor, está de parabéns por entregar essa obra. A partir de agora, nós temos onde guardar e arquivar toda a nossa memória”, finalizou Gama.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 09/04/2008