Reuni criará 9.543 novas bolsas de pós até 2012

Serão 960 delas concedidas já neste ano

O Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) terá uma grande expansão também nos cursos de pós-graduação, além daquele previsto para a graduação. A iniciativa do MEC (Ministério da Educação) criará 9.543 novas bolsas de pós-graduação até 2012. As universidades do país poderão contar já em 2008 com 960 bolsas. Na UnB (Universidade de Brasília), por exemplo, o programa de expansão da pós-graduação começará em 2009.

Os pró-reitores de graduação e pós-graduação das universidades federais brasileiras se reuniram no dia 1º de abril para discutir e definir as bases operacionais para liberação de recursos que custearão o programa. As bolsas serão concedidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para facilitar o gerenciamento, cada instituição será responsável pelo pagamento de seus bolsistas.

O decano (pró-reitor na UnB) de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília e integrante do Grupo Assessor do Reuni, Murilo Camargo diz que o objetivo é que essas bolsas façam parte do processo de formação de estudantes de Mestrado e Doutorado para a atividade docente e que os mesmos devem participar como atores coadjuvantes no processo formativo da graduação, para melhorar e desenvolver práticas pedagógicas para a Educação Superior.

Data: 10/04/2008