Oriente Médio oferece diversos programas de bolsas

Há cursos para candidatos com Ensino Médio ou Superior

O Oriente Médio atrai o interesse de muitas pessoas. E não são apenas anseios religiosos ou turísticos que inspiram a chegada de cada vez mais gente na região, mesmo sob a perspectiva de guerras e conflitos locais históricos. As possibilidades educacionais do Oriente Médio têm sido a razão que leva pesquisadores do mundo inteiro a buscar espaço por lá. Quem pensa que a motivação se resume ao petróleo e às tecnologias envolvidas nos processos de transformação do óleo bruto em diversos combustíveis, engana-se.

O Coordenador de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Geraldo Nunes, destaca as áreas consideradas de ponta nos países do Oriente Mádio. "O estudo da Biotecnologia e da Nanotecnologia são importantes áreas de pesquisa na região", diz o acadêmico, que também é representante dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo no Faubai (Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais).

Os programas oferecidos para o Oriente Médio têm diferentes requisitos para seleção e atuação em variadas áreas do conhecimento (confira no menu ao lado as opções). Nunes ressalta ainda a importância de viver em países como os daquela região. "Além da vivência no exterior, o Oriente Médio tem grande importância para que os estudantes entendam a realidade do local", afirma ele.

Em geral, os programas oferecidos dão aos candidatos uma bolsa auxílio mensal. Para cada programa há um prazo de inscrição diferente. Nem todas as opções têm inscrições abertas. Fique atento aos novos prazos de inscrições. Para participar, os programas exigem que o candidato tenha o Ensino Médio ou o Ensino Superior completo, bom desempenho acadêmico e proficiência na língua inglesa ou espanhola. Algumas bolsas são integrais, enquanto em outras o participante deve pagar algumas taxas, como as passagens aéreas e sua estadia na universidade.

Para candidatos que tenham interesse em estudar no Oriente Médio, mas não se enquadram nas bolsas oferecidas, é possível solicitar uma bolsa específica de estudos junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou às FAPs ((Fundações de Amparo a Pesquisas). Os órgãos são nacionais ou estaduais e gerem e concedem bolsas para pós-graduação no exterior, inclusive nos países do Oriente Médio.

Saiba mais.

(Portal Universia)