UFCG abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Projetos devem ser enviados até 30 de maio. Valor da bolsa é de R$ 300

Foram abertas nesta segunda, 14, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFCG, com vigência entre agosto de 2008 e julho de 2009. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de maio, nas assessorias de Pesquisa de cada centro. O valor da bolsa é de R$ 300.

Realizado em parceria com o CNPq, o PIBIC tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

Para concorrer a uma bolsa do PIBIC, o estudante deve elaborar, com um orientador - com titulação de doutor (exceção para área artística ou Grupos Emergentes) -, um Plano de Trabalho. Quem inscreve o projeto de pesquisa e solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital.

Depois de divulgado o resultado, o orientador contemplado com uma cota de bolsa deve cadastrar o aluno e encaminhar a ficha de inscrição com toda documentação exigida. A lista de projetos selecionados será divulgada no dia 7 de junho e a indicação do bolsista deve ser feita até o dia 14.

O projeto a ser desenvolvido pelo aluno, deve pertencer a uma linha de pesquisa existente no grupo de pesquisa do orientador. O desenvolvimento dos bolsistas é acompanhado através de relatórios e da apresentação dos trabalhos no Congresso de Iniciação Científica.

As normas e instruções para o processo seletivo do PIBIC 2008 encontram-se à disposição dos interessados nas assessorias de Pesquisa dos centros ou na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/pro_reitorias/prpg/prpg.php).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 14/04/2008