topo_cabecalho
Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável da UFCG promove seminário pedagógico

Com o objetivo de integrar os professores, discutir o projeto político-pedagógico e definir as diretrizes para a sua implementação, o Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRUS, da UFCG, realizará amanhã, sexta-feira, 16, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega (foto), o seu primeiro Seminário Pedagógico.

Na programação consta pela manhã, a realização de uma conferência sobre O Projeto Político-Pedagógico do CEDRUS, com o coordenador do curso, professor Márcio Caniello, e de um painel intitulado: A Perspectiva do Desenvolvimento Territorial e o CEDRUS: Construindo Referências, tendo como expositores os professores Socorro Silva e Paulo César Arns, da SDT.

Para a tarde, a agenda do evento prevê a seguinte discussão: Ementário do Curso: Ajustando as Disciplinas e as Metodologias, na qual cada professor deverá apresentar o seu programa de curso para os devidos ajustes nas ementas das disciplinas. Em seguida, serão discutidas algumas questões práticas com relação ao curso e definidos diversos encaminhamentos.

O Curso

O curso é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), e a Universidade Federal de Campina Grande. É voltado para pessoas com formação superior que atuam profissionalmente em municípios de um dos territórios rurais da Região Nordeste onde a SDT tem atuação e que tenham participado de processos de formação e de gestão social no seu território de origem.

O curso formará 36 agentes de desenvolvimento com capacidade teórico-analítica e operacional para atuar e apoiar na gestão social das dinâmicas de desenvolvimento nos territórios rurais da Região Nordeste do Brasil. Seu objetivo é aprofundar os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento rural sustentável e das metodologias participativas com vistas à gestão social dos territórios rurais.

Corpo docente

O corpo docente do CEDRUS é formado por renomados professores doutores e mestres a exemplo de: Márcio Caniello, Ghislaine Duque, Tânia Bacelar, Maria Nazareth B. Wanderley, Jean-Philippe Tonneau, Sergio Schneider, Marilda Aparecida de Menezes, Érico Alberto de A. Miranda, Olívio Alberto Teixeira, Luis Henrique H. Cunha, Lemuel Dourado Guerra, Paulo Décio de A. Mello, Fernanda de Lourdes A. Leal, Paulo César Arns e Maria do Socorro Silva.


Data: 15/12/2005