Insa apresenta seu primeiro Plano Diretor

Documento inclui 52 metas para o quadriênio 2008/2011

Na última sexta-feira (11), o Instituto Nacional do Semi-Árido lançou seu primeiro Plano Diretor. O documento, que é fruto de um Planejamento Estratégico coordenado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do MCT, contempla 52 metas para o quadriênio 2008/2011.

Tais ações foram estabelecidas com base na Prioridade Estratégica III - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, do Plano de Ação 2007-2010 do MCT.

Em notícia publicada no site do Insa, o ministro Sergio Rezende, que participou da solenidade, ressaltou que o documento contém as principiais diretrizes a serem seguidas pelo órgão. "Estou muito satisfeito porque percebo que todos entenderam o espírito que levou à criação do Insa. Não é algo nosso. Não é do MCT. É de todos nós e dará contribuições importantíssimas para fazer com que aquilo que foi sonhado realmente venha a ser concretizado".

Já o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, falou que o trabalho realizado por meio de parcerias possibilitará o alcance das 52 metas contidas no Plano Diretor dentro dos próximos quatro anos. "Agora temos uma 'carta de navegação', para direcionar todas as ações do instituto, alinhada ao Plano de Ação do Ministério da Ciência e Tecnologia".

Ações

De acordo com o documento, o Insa deverá realizar, fortalecer e fomentar pesquisas desenvolvidas por outros atores institucionais associados a temas importantes para a região, de forma a gerar conhecimento e tecnologia em temas estratégicos, pouco ou não explorados, mas relevantes para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do Semi-Árido brasileiro.

As prioridades estratégicas do Plano são voltadas para as áreas de Meio Ambiente e Caatinga; Recursos Naturais; Agroecossistemas e Pecuária no Semi-Árido; Agroindústria e Energias Alternativas para o Semi-Árido; e Políticas de Desenvolvimento Social.

Entre as metas está prevista a interação, por meio de parcerias, com pelo menos duas instituições nacionais e internacionais atuando em regiões áridas e semi-áridas, visando contribuir para o fortalecimento da estrutura de monitoramento, estudos climáticos e modelagem no Semi-Árido brasileiro, além de firmar, até 2011, convênios com instituições ou organizações internacionais com atuação em regiões áridas e semi-áridas no mundo.

Também está prevista a realização, até 2011, de pelo menos um curso regional sobre técnica de melhoramento genético com vistas à conservação e melhoramento dos recursos genéticos das raças nativas no Semi-Árido brasileiro, bem como estimular a criação de pelo menos cinco parcerias para realizar ações de CT&I voltadas para o desenvolvimento de processos agroindustriais que agreguem valor nutritivo aos produtos regionais de origem vegetal e animal, entre outras.

Apoio

Ainda de acordo com o documento, serão imprescindíveis diferentes tipos de apoio, principalmente com instituições de fomento como o CNPq, a Capes, a Finep e o Banco do Nordeste (BNB), bem como a participação de diferentes ministérios e órgãos do governo federal comprometidos com a região.

Em consonância com a cultura organizacional que deseja consolidar, o Insa deverá promover o intercâmbio de talentos profissionais e locais, considerando que a troca de experiências é fundamental para o avanço e difusão do conhecimento na região. Desta forma, o Insa propiciará oportunidades de intercâmbio acadêmico nacional e internacional.

O plano diretor está disponível em http://www.insa.gov.br:80/upd_blob/0000/360.pdf

(Gestão C&T, nº 718)

Data: 17/04/2008