Grupo de Trabalho da Andifes debate a RedeIfes com a RNP

O Grupo de Trabalho criado pela Andifes para estudar a RedeIfes reuniu-se, na manhã desta terça-feira (22/04), com o diretor geral e o gerente de comunicação e marketing da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões e Marcus Vinicius Mannarino.

Durante o encontro, diretor geral da RNP, Nelson Simões, sugeriu uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Andifes. A idéia é estabelecer um trabalho colaborativo, por dois anos, para o desenvolvimento tecnológico de ferramentas para a RedeIfes, focado nas televisões universitárias federais.

A Andifes considerou importante a parceria com a RNP e informou que, no dia 13 de março deste ano, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o compromisso de desenvolver a RedeIfes como política pública, disponibilizando-a, gratuitamente, às universidades federais e a toda a sociedade. Dando continuidade a esse trabalho, os equipamentos destinados à RedeIfes já foram distribuídos às universidades e, nas próximas semanas, técnicos estarão realizando as instalações necessárias para que todas as instituições estejam conectadas à rede.

No final de maio, será realizado o Seminário RedeIfes, na Universidade Federal de Uberlândia, para debater todas as questões que envolvem a rede de permuta de conteúdos multimídia das universidades federais, como: financiamento, perspectivas para os próximos anos, questões jurídicas e demandas existentes. Durante o evento, ocorrerá o lançamento oficial da RedeIfes, bem como a assinatura do Termo de Referência, entre os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a Andifes, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a RNP.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Data: 23/04/2008