Aeromodelo projetado na UFCG será lançado em maio

O protótipo participará, em outubro, de evento aeronáutico em São José dos Campos

Até o final de maio, a Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deverá lançar seu primeiro aeromodelo. Projetado e montado por uma equipe de alunos e pelo professor Raimundo Nonato Calazans, o protótipo da aeronave, cuja montagem está sendo concluída, faz parte  do Projeto ParahyAsas e irá representar a Paraíba na Competição SAE Brasil de Aerodesign, que acontecerá de 15 a 18 de outubro em São José dos Campos, SP.

Doze pessoas estão integradas ao projeto, coordenado pelo professor Calazans. A maioria, alunos voluntários do curso de Engenharia Mecânica. “Apenas três estudantes são bolsistas, mas todos trabalham com o mesmo empenho na conclusão do protótipo”, relata o professor.

O projeto foi idealizado em 2003, mas começou a ser executado em 2005 com a aprovação do projeto A Ciência, a Tecnologia, a História e as Técnicas das Aeronáuticas em Escolas Públicas de Ensino Básico pelo CNPq, que liberou os primeiros recursos. “Foi um grande desafio para mim e toda a equipe, porque não tínhamos qualquer conhecimento sobre Engenharia Aeronáutica e tivemos que aprender tudo à medida que executávamos o projeto”, lembra Calazans.

Segundo ele, o ParahyAsas conta atualmente com o apoio financeiro da UFCG. “A parceria começou depois que o reitor Thompson Mariz conheceu detalhes do projeto e confirmou a importância de sua execução para o desenvolvimento tecnológico da instituição e o valor dos conhecimentos aeronáuticos, através da montagem do protótipo, para os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Física, uma vez que essas duas áreas são exploradas nas atividades de montagem”, disse.

Até a conclusão do protótipo, o projeto passou por várias etapas, com o apoio do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), ao qual a Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica está integrada. Além das atividades de laboratório, a equipe teve que mergulhar em cursos de projetos aerodinâmicos de asas e outros conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. “Contamos com a colaboração de muitas pessoas, a exemplo do professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física, além da parceria com a Associação de Aeromodelismo de Campina Grande”.

Galo de Campina

O aeromodelo projetado na UFCG ganhou o nome de “Galo de Campina”, em homenagem à cidade de Campina Grande. Terá as cores da ave (vermelho, preto e branco) pintadas na fuselagem, que está sendo montada com plástico termostático. A pintura será feita pelos próprios integrantes da equipe, que também ajudaram no design do protótipo. O funcionamento da aeronave se dará por meio de um controle remoto e para o vôo serão necessários 250 gramas de combustível (metano com 10% de nitro) no motor do equipamento.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 24/04/2008