Pesquisadores da UFCG têm trabalhos publicados em Enciclopédia de Automática

Obra reúne quarenta e seis capítulos, agrupados em nove áreas de conhecimento

Direcionada a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais do setor industrial da área de Controle e Automação, foi lançada recentemente pela Sociedade Brasileira de Automática, através da Editora Blücher, de São Paulo, em parceria com a Fapesp, a Enciclopédia de Automática.

Composta inicialmente por três volumes, a obra, editada por Luis Antonio Aguirre, envolveu quase uma centena de pesquisadores, de 27 instituições diferentes, dentre os quais cinco pesquisadores da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Assinam o Capítulo 12 do Volume 1, intitulado Redes de Petri , os professores Angelo Perkusich e Antônio Marcus Nogueira Lima. José Sérgio da Rocha Neto, juntamente com Antonio Marcus, assina o Capítulo 15 do Volume 2: Redes de transdutores inteligentes, enquanto que o professor Péricles Rezende Barros é co-autor do Capítulo 1 do Volume 3, Introdução à identificação de sistemas dinâmicos.

Controle e automação é uma das raras áreas do conhecimento que, simultaneamente, apresenta grandes desafios, tanto teóricos quanto práticos. “Nas últimas décadas, essa área tem atraído grande atenção na academia e no setor produtivo, gerando muitas demandas por conhecimento e experiência”, explica o professor Péricles.

No total, são quarenta e seis capítulos, agrupados em nove áreas: Ensino de Controle e Automação, Teoria de Controle e Automação da Manufatura (Volume I); Sistemas Lineares, Sistemas Não-Lineares e Controle de Processos e Redes Industriais (Volume II); Estimação e Filtragem, Sistemas Inteligentes e Robótica (Volume III).

Há inúmeras referências cruzadas entre os capítulos e a obra inclui índice remissivo com mais de 2.600 entradas, o que facilita encontrar informações sobre determinado assunto.

A obra pode ser adquirida na página da editora na internet.

(Kennyo Alex, Ascom/UFCG)

Data: 28/04/2008