Definidas regras da eleição na UFCG

Em 30 dias, uma comissão, formada pelos conselheiros Antônio Berto Machado, Paulo de Melo Bastos e Joaquim Cavalcanti de Alencar, apresentará ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG uma minuta do edital que regulamentará a eleição de reitor e vice-reitor da universidade. Foi o que ficou decidido em reunião realizada nesta segunda-feira, 28, quando foram concluídas as discussões de adequação, ao próximo pleito, da Resolução N°5/2004, que regulamentou o último processo de escolha.

“Apenas aprimoramos a redação e refinamos o texto. Tudo transcorreu tranqüilamente, sem grandes travas ou embates”, explicou o relator do processo, Joaquim Alencar, ao dizer que os pontos mais polêmicos haviam sido definidos na primeira reunião, no último dia 2. Ficou acertada, dentre outros pontos, a proibição do uso de material promocional, como camisetas e bonés, além da afixação de cartazes e realização de pichações.

Os pontos polêmicos, citados pelo relator, foram a paridade dos votos (cada seguimento da comunidade acadêmica - professores, funcionários e estudantes - com peso de 1/3), a composição de chapa eleitoral (não valem inscrições isoladas) e um calendário dissociado da Resolução (por edital, elaborado no ano eleitoral).

(Marinilson Braga, Ascom/UFCG)

Data: 29/04/2008