UFMG cria site para formar o primeiro banco de dados de associação de palavras em Língua Portuguesa

Internautas podem colaborar com pesquisas de psicolingüistica

Parece uma simples brincadeira e leva menos de dez minutos. Mas quem participa do experimento “associação de palavras”, no site http://psicolinguistica.letras.ufmg.br/site/, está colaborando para uma tarefa de fôlego: a criação do primeiro banco de dados de associação de palavras em Língua Portuguesa, que poderá ser usado em pesquisas nas áreas de Psicologia, Filosofia, Lingüística e Fonoaudiologia. A idéia é criar um banco abrangente, que contenha até mesmo as especificidades lingüísticas regionais brasileiras.

O site contém diversos testes na área de ciência cognitiva, e está aberto a pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior que desejem usar a plataforma para fazer as próprias pesquisas. Alunos podem ter seus experimentos hospedados desde que o pedido seja encaminhado por um pesquisador/orientador responsável. Também existe a possibilidade de replicar experimentos em outras línguas, a partir da mesma plataforma. Para integrar o site, todos os experimentos propostos são submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.

Coordenado pela professora Maria Luiza Cunha Lima, da Faculdade de Letras da UFMG, o Laboratório Virtual de Psicolingüística é uma plataforma para a realização on-line de experimentos psicolingüísticos. “Queremos estimular a participação dos internautas”, diz a coordenadora, ao destacar a comodidade e a rapidez das respostas, já que as pessoas podem participar de casa ou de qualquer outro ambiente. “É importante lembrar que todos têm sua identidade preservada”, completa.

Pesquisas de fronteira

Além da associação de palavras, estão atualmente abertos no site outros testes que procuram estabelecer padrões que darão suportes a diversos tipos de pesquisa. O experimento Era uma vez, por exemplo, está associado a pesquisa realizada na Universidade de Campinas com pacientes afásicos, isto é, que sofreram perda na capacidade de linguagem. Já o teste Imageabilidade pretende descobrir o nível de dificuldade para associar imagens mentais a determinadas palavras. Novos testes – familiaridade, leitura e julgamento de orações – serão abertos em breve.

Até o final de abril, o site deverá conter um módulo didático, que dará acesso, a professores e pesquisadores, a experimentos clássicos em áreas como atenção, percepção, neurocognição e memória. Outro projeto previsto ainda para este semestre é a criação de uma enciclopédia virtual de ciência cognitiva. “Desejamos, com isso, fomentar a cultura experimental em Psicologia e em Lingüística”, ressalta Maria Luiza Cunha Lima.

(Assessoria de Imprensa CEDECOM/UFMG)

Data: 05/05/2008