Profissionais vão fazer diagnóstico sobre a alfabetização de jovens e adultos

O Ministério da Educação, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), vai selecionar 50 consultores para atuar em 1.900 municípios com índices de analfabetismo superior a 25%, segundo dados do censo de 2000. As inscrições devem feitas até dia 12 de maio.

Podem se inscrever profissionais com formação universitária em qualquer área do conhecimento, desde que tenham experiência em educação de jovens e adultos, formulação ou implantação de políticas públicas na área social ou, ainda, experiência em gestão educacional. O prazo de duração da consultoria é de 11 meses e a remuneração total do período será de R$ 55 mil, distribuídos em cinco parcelas com valores variáveis. Além da remuneração que será feita em etapas, os consultores terão direito ao custeio das despesas de deslocamento terrestre entre o município-base do seu trabalho e os demais municípios de atuação.

A seleção consta de três fases: análise de currículo, com valor de 50 pontos; entrevista, 20 pontos; e capacitação, de caráter classificatório e eliminatório, 30 pontos. Serão selecionados 50 consultores, sendo que 46 com contratação imediata. Entre as atribuições dos consultores estão fazer um diagnóstico da situação educacional dos municípios, com foco na alfabetização de jovens e adultos; construir uma base de dados com informações relevantes sobre a educação de jovens e adultos, que vai subsidiar as políticas públicas na área; elaborar ou revisar os planos plurianuais de alfabetização; apoiar a implementação de ações do programa Brasil Alfabetizado nos 1.900 municípios.

O Ministério da Educação selecionou 1.900 municípios de 13 estados. Na região Nordeste, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia; região Norte: Acre, Pará e Tocantins; região Sudeste: Minas Gerais.

As atribuições, formação e experiência, remuneração, a relação de estados e municípios e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal do Ministério da Educação.

(Portal MEC, 05/05/08)

Data: 06/05/2008